Os benefícios da contratação de uma assessoria contábil especializada são muito importantes, pois auxilia no conhecimento das obrigações que uma empresa do ramo da construção civil deve seguir.

Os processos contábeis são considerados muitas vezes complexos e arriscados e, para o construtor que busca se desenvolver, ter tempo para gerir o negócio e focar nas questões diárias que irão refletir no sucesso do negócio torna-se essencial.

Além disso, a construção civil se mantém em crescimento constante. Segundo dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), o saldo de contratações do setor foi maior que o esperado.

Para os construtores a demanda de serviços contábeis é ainda maior, inclusive em questões de departamento pessoal, reflexo da grande demanda de mão de obra e crescimento do setor. Tendo em vista, que parte dos custos de uma obra são destinados para a contratação dos profissionais. Outras demandas caracterizam a importância da contabilidade para construtoras e incorporadoras, como por exemplo, a indicação do melhor regime tributário e acompanhamento de custos.

Benefícios de uma contabilidade consultiva

Para o construtor, a contabilidade serve como guia, ou seja, uma consultoria sobre os cuidados e especificações que envolvem as finanças do negócio.

Sendo assim, a saúde financeira de uma construtora ou incorporadora está diretamente ligada ao cumprimento das determinações tributárias e obrigações fiscais. Confira alguns benefícios da contabilidade para a construção civil:

  • Redução dos tributos trabalhistas sobre a folha de pagamento, de maneira correta;
  • Retenção de Impostos sobre as Notas Fiscais, devido ao município da prestação de serviço;
  • Apoio na parte trabalhista e de segurança do trabalho;
  • Ajuda na criação de um planejamento tributário adequado;
  • Redução da carga tributária em quantias significativas;
  • Lançamento fiscal e contábil em dia;
  • Obrigações entregues no prazo;
  • Impostos gerados para pagamento na data correta;
  • Produção de demonstrativos e atualização constante.

Com as indicações certas, o gestor fica livre para tomar as decisões de maneira mais assertiva. Usando os resultados, demonstrativos, dados, gráficos e indicativos como guia para suas estratégias.

Existem muitas especificações técnicas, que podem prejudicar o construtor quando não seguidas. Situações onde a construtora começa dentro de uma tributação e se desenvolve ao ponto de não estar mais adequada dentro dessa classificação.

Analisando tais informações, cabe a contabilidade, usar sua experiência para indicar ao construtor a opção correta para o seu negócio, visando a melhor escolha de regime tributário.

Compartilhe este post:

Por que a Contabilidade cruz é indispensável

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para organizações, empresas e até mesmo para pessoas físicas, por várias razões. Aqui estão algumas das razões mais importantes pelas quais a contabilidade é considerada essencial:

Leia mais

Entenda as funções do jovem aprendiz.

Programas como o jovem aprendiz foram criados por lei com o intuito de ingressar no mercado de trabalho jovens que buscam seu primeiro emprego. Veja a matéria, e entenda o que é o programa jovem aprendiz o que ele faz e quais são os seus direitos.

Leia mais

Vender na internet: Dicas de e o que não fazer.

Para vender, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Por esse motivo, confira as dicas em nosso blog,

Leia mais