25/01/2021

Demonstração Contábil e sua importância

demonstração contábil departamento contábil contabilidade

@cruzcontabilidade - Dep. Contábil

As demonstrações contábeis se referem a documentos que as empresas elaboram ao fim de cada exercício social.

Não se tratam apenas de uma obrigação, mas também são documentos importantes utilizados para que se tenha compreensão da evolução financeira do seu empreendimento, além da situação fiscal do mesmo. Pois, ao expressarem os resultados financeiros, são utilizadas visando os desenvolvimentos dos empreendimentos.

Diante disso, é possível tomar decisões assertivas, que possam envolver recursos da empresa com segurança e efetividade.  

Principais demonstrações contábeis

Existem diversas demonstrações contábeis, por isso, vamos destacar as mais importantes. São elas: 

·         Balanço patrimonial: precisa ser feito todos os anos e pode ser realizado em qualquer época. Neste balanço constam os ativos, que são bens, valores, créditos e direitos da empresa, e os passivos, que é o saldo das obrigações devidas.

·         Demonstrações do Fluxo de Caixa: é um relatório que mostra o resultado das movimentações financeiras da organização em um certo período. Pode ser feito diário, semanal, mensal e, inclusive, anual. Neste documento constam as entradas e saídas de recursos da empresa. 

·         Demonstração de Resultados do Exercício: a DRE é um documento que evidencia o resultado da empresa durante determinado período. É emitido anualmente se podem ser feitos em trimestres ou semestres, para acompanhamento dos dados da empresa, destacando as operações, além dos custos registrados durante o período apurado, com um resultado que pode ser de lucro ou prejuízo.

·         Demonstração do Valor Adicionado: o DVA é um relatório onde constam as riquezas geradas pela empresa no período apurado, bem como sua distribuição, estando detalhado a contribuição da organização para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e a distribuição dessa riqueza entre empregados, sócios, poder público e outros.

·         Notas explicativas: se tratam de informações que complementam as demonstrações contábeis, como a descrição das práticas contábeis, ajustes, detalhamentos de dívidas e investimentos, dentre outros.

Fonte: Jornal Contábil

 

Compartilhe esse assunto com seus amigos!

Fique por dentro dos assuntos pertinentes a sua empresa!!

Compartilhe este post:

7 princípios para desenvolver uma boa liderança

Você deseja aprender sobre liderança para se tornar um líder de sucesso? ✨🚀 Confira nosso conteúdo especial sobre o assunto!

Leia mais

5 vantagens em abrir uma EIRELI

As vantagens de uma EIRELI são muitas, mas antes de mais nada, você precisa saber como funciona esse formato empresarial.

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa Fevereiro/2021

Calendário de Obrigações da Empresa - Fevereiro/2021! 🗓️✔️ Mantenha-se informado!

Leia mais