Atentar-se às finanças é algo essencial para o sucesso de qualquer empresa. E, no caso de Microempreendedores Individuais, essa atenção é ainda mais importante, tendo em vista que os MEIs não costumam dispor de um capital social muito extenso.

Tendo isso em vista, separamos aqui algumas dicas de como um MEI pode se planejar financeiramente para conseguir se desenvolver e crescer no mercado em que atua.

Avalie a sua atual situação financeira

Para se planejar financeiramente, a primeira coisa que um Microempreendedor Individual precisa fazer é avaliar a quantas anda sua atual situação financeira.
Procure fazer um diagnóstico das suas finanças, buscando avaliar e compreender quanto de dinheiro tem-se disponível em caixa, quais são as dívidas em aberto e os prazos das contas a pagar e a receber.

Faça a separação entre as finanças pessoais e da empresa

Um erro muito comum e que costuma ser um dos principais fatores para a ruína de micro e pequenas empresas é a não separação entre as contas pessoais e aquelas relacionados à empresa.
Portanto, é importante que o MEI faça essa distinção e não misture as contas de pessoa física com as de pessoa jurídica, evitando recorrer ao caixa da empresa para cobrir despesas pessoas e vice versa.

Categorize as suas receitas e as suas despesas

No planejamento financeiro para MEI, é importante que você coloque na ponta do lápis todas as suas despesas (fixas e variáveis) e também as suas fontes de receita.
O ideal é que você crie categorias para essas entradas e saídas. Dessa forma, fica mais fácil entender com clareza de onde vem e para onde vão os seus recursos financeiros.

Defina o capital de giro necessário para a sua empresa

O capital de giro se refere à quantia de dinheiro necessária para manter as operações de uma empresa em pleno funcionamento.
Trata-se de uma espécie de “reserva de emergência”, utilizada para bancar os custos operacionais do modelo de negócio enquanto as contas a receber não chegam no caixa.

Projete o seu fluxo de caixa

Um bom planejamento financeiro para Microempreendedor Individual também precisa contar com uma projeção do fluxo de caixa.
Basicamente, trata-se de uma previsão que se faz das entradas e das saídas do caixa a curto, médio e longo prazo. Para isso, leva-se em consideração o histórico das vendas.

Estabeleça os objetivos financeiros do seu negócio

O planejamento de finanças do MEI deve conter os objetivos financeiros que se pretende alcançar.
É necessário considerar sua atual situação e também a realidade do mercado em que o modelo e negócio está inserido.

Monitore seu desempenho financeiro
Finalizando as nossas dicas de planejamento financeiro para MEI, é importante que você defina os indicadores que serão utilizados para monitorar o desempenho das estratégias relacionadas às finanças do negócio.
Essas métricas servirão para orientar suas tomadas de decisão e para mostrar oportunidades de melhoria.

E você microempreendedor, precisa de mais informações a respeito do assunto?
Entre em contato. Nosso time de especialistas está preparado para auxiliar você na melhor tomada de decisão! 🚀✨

Compartilhe este post:

Calendário (obrigações da empresa) Setembro – 2022

Calendário (obrigações da empresa) Setembro – 2022

Leia mais

Calendário Obrigações da Empresa Janeiro– 2022

Calendário Obrigações da Empresa Janeiro– 2022

Leia mais