19/06/2023

Qual a importância do planejamento tributário?

contabilidade empreendimento Empreender empreendedor liderança Negócio

Contabilidade Cruz

Um dos maiores desafios das empresas é o grande número de contribuições obrigatórias no Brasil.

É trabalho para o profissional da contabilidade analisar as operações de cada empresa para que elas possam se enquadrar na menor tributação possível, estando sempre dentro das legais normas vigentes.

Este planejamento tributário deve conter o maior número de informações possíveis:

  • ·         Fiscais;
  • ·         Gerenciais.

O objetivo dessas informações é justamente buscar formas legais de redução de carga tributária, analisando os incentivos fiscais e as formas de tributação. 

Permanecer com as contas em dia, além de cumprir com as obrigações tributárias são os principais fatores para que uma empresa permaneça regularizada diante do governo e da lei. 

Existem responsabilidades que devem ser declaradas mensalmente, trimestralmente ou anualmente. 

São quatro tipos de regime tributários existentes no Brasil: 

  •    Lucro Presumido;
  •    Lucro Real;
  •   Microempreendedor Individual (MEI) ;
  •    Simples Nacional. 

 

Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Por isso, é fundamental para a sobrevivência empresarial uma correta administração do ônus tributário.

Por meio de uma boa gestão fiscal e mecanismos legais, o contador é capaz de reduzir a carga tributária impactando positivamente no caixa, evitando multas, redução de valores, além de prazos maiores.


Compartilhe este post:

Obrigações fiscais que todo empresário deve saber

As obrigações fiscais são muito importantes para qualquer empresa e, toda ela precisa cumprir diversas dessas obrigações. Entre elas existem algumas bem conhecidas por muitas pessoas, veja a matéria completa em nosso blog e confira quais são:

Leia mais

Minha empresa precisa ter inscrição estadual?

A inscrição estadual é um registro obrigatório para determinadas empresas que realizam atividades comerciais, industriais ou de prestação de serviços que estão sujeitas à incidência de ICMS.

Leia mais

Certificado Digital

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia de todos nós, usar ferramentas que garantem proteção em transações pela internet e em outros serviços digitais são essenciais para garantir segurança, confiabilidade e integridade às informações.

Leia mais