12/11/2021

4 dúvidas comuns sobre administração de condomínio

contabilidade novidades Santa Catarina

Contabilidade Cruz

A administração de condomínio é complexa e pode gerar muitas dúvidas para moradores, proprietários e síndicos. Nem tudo, porém, é complicado como parece. Alguns pontos como a isenção de taxa condominial para o síndico, sazonalidade de valores e até comunicação de reforma estão sempre em pauta, mas podem ser rapidamente explicados.

Confira abaixo.

  • O síndico tem direito a isenção de pagamento do condomínio?

A concessão de isenção ao síndico quanto ao pagamento da taxa condominial é uma medida adotada por boa parte dos condomínios. Isso, porém, não é uma regra. Geralmente a ideia é utilizar essa prática como forma de incentivo aos candidatos ao cargo de síndico do prédio.

  •  Por que condomínios residenciais precisam de CNPJ?

Da mesma maneira que uma empresa tem funcionários, efetua pagamentos e precisa fazer demonstrativos de encargos, contratos com fornecedores e até recolher impostos, o condomínio passa pelos mesmos processos. Ou seja, tem o funcionamento semelhante ao de uma empresa e faz jus à necessidade de um CNPJ.

  • Por que o condomínio fica mais caro em alguns meses?

Isso ocorre pela sazonalidade de alguns fatores, como taxas extras específicas do condomínio em certas épocas e até o pagamento do 13º salário de colaboradores. Esse aumento, porém, precisa ser previsto, planejado e aprovado em Assembleia para que não haja surpresas maiores ao longo da gestão.

  • Um proprietário precisa comunicar o síndico sobre reformas em seu apartamento?

  Sim. É obrigatória a comunicação ao síndico não apenas sobre a obra, mas especificações sobre o tipo, de que maneira e em quais datas a reforma irá acontecer.

Essas são apenas algumas das dúvidas mais questionadas pelos proprietários, condôminos e síndicos.

Por isso é tão importante contar com uma administradora especializada e qualificada para tratar dos mais complexos assuntos envolvendo a administração de condomínio.
A Contabilidade Cruz está preparada para te auxiliar em todos os processos!

Fonte: adconcondominios

Compartilhe este post:

Segredos para empreender com sucesso!

O mundo dos negócios é repleto de desafios e oportunidades, e muitos empreendedores aspiram ao tão sonhado sucesso. Confira alguns segredos do sucesso para o empreendedor.

Leia mais

CFOP - Tabela Completa

CFOP é o Código Fiscal de Operações e de Prestações, e ele é indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros.

Leia mais

Como organizar a planilha das suas financias

Dicas práticas de como se manter organizado as finanças

Leia mais