O avanço e a democratização da tecnologia nos últimos tempos têm tornado cada vez maior a necessidade de digitalização dos negócios. Para aproveitar todo esse potencial disponível na internet é preciso ter alguns cuidados e traçar estratégias antes de iniciar uma jornada online.
Confira:
1. Faça um bom planejamento
Para iniciar qualquer negócio, seja ele físico ou online, traçar um bom planejamento é algo básico. Definir qual será o produto comercializado, o nicho de atuação e o público-alvo, por exemplo, são os primeiros passos que um empreendedor deve dar.
2. Cuide da logística
A logística do comércio online é um fator que demanda uma análise cuidadosa por parte dos empreendedores, considerando que o envio das mercadorias e o valor do frete impactam diretamente na experiência do consumidor.
3. Pense nos meios de pagamento
O mais interessante é que sejam oferecidas diversas possibilidades para os consumidores, aumentando as chances da efetivação de compra. Atualmente, boleto, cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e Pix são algumas das escolhas mais populares.
4. Esteja atento ao gerenciamento de estoque
Assim como em uma loja física, fazer o controle de estoque em negócios online requer muita atenção. Caso contrário, você pode acabar vendendo mais produtos do que efetivamente tem disponível, gerando um problema com seus consumidores.
5. Aposte em uma plataforma digital
Outra dica valiosa para quem quer começar a vender na internet é apostar em uma plataforma digital de vendas e gestão. Com essa ferramenta, o comerciante conseguirá criar seu espaço online de uma maneira muito mais profissional, utilizando recursos como catálogo e lojinha virtual.
6. Esteja em múltiplos canais
O ideal é não ficar restrito a apenas um espaço. Para explorar todo o potencial que a internet oferece, a melhor opção é apostar em diversos recursos disponíveis, criando perfis nas redes sociais como Instagram e Facebook, por exemplo, e integrando-os com sua plataforma e lojinha virtual.
Fonte: Jornal Contábil