O que é Assinatura Digital?

A assinatura digital é, basicamente, toda assinatura realizada em meio eletrônico/digital. No Brasil, passou a ser reconhecida desde a publicação da Medida Provisória 2.200/2001, que garante a “autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, bem como da realização de transações eletrônicas seguras”.

Hoje, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode assinar documentos digitalmente. No entanto, é muito importante estar atento ao tipo de assinatura mais indicado para cada tipo de documento.

·         Assinatura Digital Simples

Também chamada de assinatura eletrônica ou assinatura digital sem certificado, essa modalidade de assinatura é a mais utilizada e amplamente aceita. 

Ela conta com altos padrões de segurança (carimbo do tempo, criptografia, IP da máquina, senha de acesso, e-mail), e possui validade jurídica, sendo a solução ideal nos casos em que não se exige o uso de certificado digital.

·         Assinatura Digital Avançada

Além dos mecanismos de segurança mencionados acima, esta modalidade conta com mais níveis de verificação, como dados biométricos ou código de segurança exclusivo do usuário (PIN), diminuindo o risco de fraude.

·         Assinatura Digital Qualificada

Nesta modalidade utiliza-se o Certificado Digital, que equivale ao reconhecimento de firma em cartório. Com isso, a identidade do usuário e a integridade do documento são garantidas por chaves criptográficas praticamente invioláveis.

A gestão de assinaturas e documentos digitais pode ser um forte aliado na hora de abrir um novo negócio. Ao reduzir a burocracia e dar agilidade ao processo, essa solução evita que se perca tempo com tarefas que podem ser automatizadas.  Entre em contato com o nosso time de especialistas.

Compartilhe este post:

Um sócio pode ser empregado na empresa?

Um sócio cotista pode ser registrado como empregado na empresa? Para responder a esse questionamento é necessário fazer uma análise multidisciplinar do direito do trabalho, previdenciário e de empresa, para entender a figura do sócio e do empregado.

Leia mais

Calendário obrigações da empresa - Março de 2023

Calendário obrigações da empresa - Março de 2023

Leia mais