O uso da tecnologia na construção
civil trouxe inúmeros benefícios para o processo como um todo. Engenheiros e
Arquitetos viram seus trabalhos serem otimizados e os clientes passaram a ter
uma visão mais real do projeto.
Uma empresa que investe no uso
de tecnologia tende a possuir mais vantagens competitivas em relação às
empresas da construção que ainda operam digamos, “manualmente”, para construir
os empreendimentos.
Com o uso da tecnologia disponível atualmente, os custos da obra podem ser reduzidos, trazendo muitos benefícios que vão além do planejamento da obra, como por exemplo, mais clareza com a transparência de informações entre construtor e cliente.
Veja alguns dos
principais benefícios do uso da tecnologia na construção civil:
•
Redução de custos;
•
Análise e prevenção de
riscos;
•
Aumento da
produtividade;
•
Maior segurança para o
projeto;
•
Otimização de tempo e de
processos;
•
Minimiza problemas de
compatibilidade entre projetos;
•
Cumprimento do
cronograma da obra;
•
Aumenta a qualidade
final do projeto.
Aplicações da tecnologia na construção civil:
- Projetos em 3D: Estarão envolvidos, portanto, todas as etapas do projeto arquitetônico e de engenharias que constam na elaboração de um imóvel. Um processo que pode ir desde a elaboração da planta, passando pelo cálculo estrutural, incluindo até mesmo detalhes orçamentários do projeto.
- Uso de Softwares: Existem inúmeros softwares atualmente, os mais comuns são as ferramentas CAD, como o AutoCAD, por exemplo. Porém, listamos outras opções como, Revit (Autodesk), ArchiCAD, (Graphisoft), Vectorworks (Nemestcheck).
- Trena digital: A Trena é uma ferramenta para medição do espaço, sendo um dos materiais mais utilizados pelo profissional de Arquitetura. Há um tempo atrás a única maneira de realizar a medição do espaço logo no início de uma construção era com a trena manual, utilizando a famosa fita métrica. Porém, a tecnologia veio mudar essa realidade e otimizar essa etapa do projeto arquitetônico. Agora existem câmeras que são sensíveis à profundidade, assim como scanners infravermelhos e diversos outros softwares que permitem a medição de qualquer espaço de forma muito objetiva e precisa.
- Uso de Drones: Podem ser utilizados para diferentes finalidades na execução de projetos. O principal delas é no acompanhamento em tempo real do projeto, em todas os seus processos. O drone poderá percorrer todo o perímetro da obra de forma muito mais rápida e identificar possíveis riscos.
- Realidade aumentada: Essa é uma das tecnologias preferidas entre os clientes, uma vez que permite a visualização quase real do imóvel antes mesmo dele ficar pronto. Facilita o trabalho do arquiteto e também do design de interiores, que podem apresentar a ideia para o cliente ainda na fase de projeção. E se, este tiver alguma objeção, as alterações podem ser feitas sem que isso atrapalhe o cronograma da obra.
- Impressão 3D: Transformam os desenhos digitais em objetos físicos reais e palpáveis, extremamente realistas. Ou seja, o cliente pode realmente ver e tocar em seu imóvel antes mesmo do início das obras.
As estruturas são mais complexas e
detalhadas e podem ser elaboradas de forma muito mais objetiva, otimizando
também o tempo de trabalho do arquiteto.
Fonte: portejr.blog
Precisa
de mais informações a respeito do assunto? Entre em contato.
Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar você!! 🚀✨