14/02/2022

Benefícios da tecnologia na construção civil

Dicas construção civil contabilidade novidades Santa Catarina Tijucas

Contabilidade Cruz

O uso da tecnologia na construção civil trouxe inúmeros benefícios para o processo como um todo. Engenheiros e Arquitetos viram seus trabalhos serem otimizados e os clientes passaram a ter uma visão mais real do projeto.

Uma empresa que investe no uso de tecnologia tende a possuir mais vantagens competitivas em relação às empresas da construção que ainda operam digamos, “manualmente”, para construir os empreendimentos.

Com o uso da tecnologia disponível atualmente, os custos da obra podem ser reduzidos, trazendo muitos benefícios que vão além do planejamento da obra, como por exemplo, mais clareza com a transparência de informações entre construtor e cliente.


Veja alguns dos principais benefícios do uso da tecnologia na construção civil:


                    Redução de custos;

                    Análise e prevenção de riscos;

                    Aumento da produtividade;

                    Maior segurança para o projeto;

                    Otimização de tempo e de processos;

                    Minimiza problemas de compatibilidade entre projetos;

                    Cumprimento do cronograma da obra;

                    Aumenta a qualidade final do projeto.


Aplicações da tecnologia na construção civil:


  • Projetos em 3D: Estarão envolvidos, portanto, todas as etapas do projeto arquitetônico e de engenharias que constam na elaboração de um imóvel. Um processo que pode ir desde a elaboração da planta, passando pelo cálculo estrutural, incluindo até mesmo detalhes orçamentários do projeto.
  •  Uso de Softwares: Existem inúmeros softwares atualmente, os mais comuns são as ferramentas CAD, como o AutoCAD, por exemplo. Porém, listamos outras opções como, Revit (Autodesk), ArchiCAD, (Graphisoft), Vectorworks (Nemestcheck).
  • Trena digital: A Trena é uma ferramenta para medição do espaço, sendo um dos materiais mais utilizados pelo profissional de Arquitetura. Há um tempo atrás a única maneira de realizar a medição do espaço logo no início de uma construção era com a trena manual, utilizando a famosa fita métrica. Porém, a tecnologia veio mudar essa realidade e otimizar essa etapa do projeto arquitetônico. Agora existem câmeras que são sensíveis à profundidade, assim como scanners infravermelhos e diversos outros softwares que permitem a medição de qualquer espaço de forma muito objetiva e precisa.
  •   Uso de Drones: Podem ser utilizados para diferentes finalidades na execução de projetos. O principal delas é no acompanhamento em tempo real do projeto, em todas os seus processos. O drone poderá percorrer todo o perímetro da obra de forma muito mais rápida e identificar possíveis riscos.
  •  Realidade aumentada: Essa é uma das tecnologias preferidas entre os clientes, uma vez que permite a visualização quase real do imóvel antes mesmo dele ficar pronto. Facilita o trabalho do arquiteto e também do design de interiores, que podem apresentar a ideia para o cliente ainda na fase de projeção. E se, este tiver alguma objeção, as alterações podem ser feitas sem que isso atrapalhe o cronograma da obra.
  • Impressão 3D:  Transformam os desenhos digitais em objetos físicos reais e palpáveis, extremamente realistas. Ou seja, o cliente pode realmente ver e tocar em seu imóvel antes mesmo do início das obras.

 

As estruturas são mais complexas e detalhadas e podem ser elaboradas de forma muito mais objetiva, otimizando também o tempo de trabalho do arquiteto.

Fonte: portejr.blog

Precisa de mais informações a respeito do assunto? Entre em contato.
Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar você!!
🚀✨


Compartilhe este post:

A importância de projetar o fluxo de caixa futuro?

Quando tratamos de fluxo de caixa o objetivo é entender a capacidade de crescimento de uma empresa, por que importante é projetar o fluxo de caixa futuro? Entenda mais na matéria em nosso blog

Leia mais

Apuração Contábil - Checklist de documentos

Não é por acaso que o contador é um profissional de extrema relevância na rotina de uma empresa, pois, ele é responsável por uma série de atividades como, a transmissão das obrigações acessórias, o cálculo dos impostos e a elaboração dos livros contábeis.

Leia mais

Calendário Obrigações Da Empresa JUNHO – 2022

Calendário Obrigações Da Empresa JUNHO – 2022

Leia mais