Muitas empresas,
independente do setor de atuação, já se beneficiam com o uso de plataformas e
softwares de gestão em suas rotinas internas.
Sejam esses utilizados na cadeia produtiva, em logística ou na
gestão de pessoas, não há como negar as vantagens que a tecnologia proporciona
no dia a dia dos mais diversos negócios.
Afinal, quanto mais ágeis
forem tais processos, mais tempo sobra para a criação de estratégias focadas em
outros pontos importantes da gestão de pessoas, como treinamentos para
funcionários, desenvolvimento de planos de carreira, entre outros.
O controle de ponto por
aplicativo é uma ferramenta eficiente de agregar tudo isso às rotinas do
departamento pessoal e investir nesse tipo de solução pode ajudar muitos
gestores a melhorar o desempenho interno como um todo.
Além
disso, o controle de ponto é uma rotina obrigatória para todas as empresas
brasileiras com mais de 20 colaboradores e é uma das formas mais seguras de
criar um histórico das rotinas exercidas entre empregador e empregado.
Como surgiu o controle de ponto por aplicativo?
As empresas passaram a ser obrigadas a fazer a marcação de ponto
de seus colaboradores no ano de 1948, ano no qual essa regra foi criada na
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Antes, esse controle de horários de entrada, saída e intervalos
dos funcionários era feito através de um livro de ponto, no qual cada
funcionário registrava a hora de entrada e saída.
Na década de 2000, o relógio de ponto eletrônico começou a ser
usado por muitas organizações, o que trouxe um pouco mais de modernidade a este
processo. Com ele, o funcionário poderia marcar o ponto com um crachá ou até
mesmo com sua digital.
O grande problema é que tais métodos de marcação de ponto não eram
tão seguras quanto necessário, pois estavam sujeitas a falhas humanas e até
mesmo às fraudes nos registros de horas.
Esse tipo de situação causava muitos problemas para os
profissionais de recursos humanos responsáveis por lidar com o controle de
ponto nas empresas, o que abriu uma porta para que novas soluções fossem
criadas para resolver tais situações problemáticas.
O controle de ponto por aplicativo surgiu a partir de todas essas
situações.
Como funciona o controle de ponto em aplicativo?
O controle de ponto por
aplicativo é uma solução que permite que os colaboradores de uma empresa façam o
registro de seus horários de entrada, intervalos e saídas através do próprio
smartphone ou tablet.
Em
outras palavras, esse método de controle de ponto é aquele em que os
funcionários registram seus pontos em um aplicativo especializado através de um
dispositivo conectado à internet.
Assim,
os colaboradores podem marcar o ponto facilmente através de seu próprio
smartphone e os gestores podem ter acesso a todas as informações geradas a
partir desta marcação.
O controle de ponto por aplicativo é permitido por lei?
Sim! Vamos entender um pouco mais sobre como esse tipo de solução
foi introduzida no mercado de trabalho.
Em 2009 foi criada a portaria 1510, que determina todas as
normas para que as empresas possam utilizar o Sistema de Registro Eletrônico de
Ponto para fazer o controle e acompanhamento das jornadas de trabalho dos
funcionários.
Em 2011, por sua vez, foi criada a portaria 373, que
regulamentou o uso de sistemas alternativos de controle de ponto nas empresas
do país. Uma das formas de controle de ponto alternativo é justamente o
aplicativo de controle de ponto.
A portaria 373 é apenas um dos reflexos do intenso processo de
transformação digital no mercado de trabalho brasileiro, que exige cada vez
mais agilidade e segurança para os processos de gestão de pessoas dentro das
empresas.
Quais são as vantagens do controle de ponto por aplicativo?
Suporte:
Sabemos que é essencial acompanhar as rotinas de trabalho dos
colaboradores ao longo do tempo, pois elas facilitam o entendimento de diversos
cenários internos da empresa.
Segurança:
Um controle de ponto por aplicativo online evita totalmente as
fraudes e falhas humanas no registro de ponto, pois conta com ferramentas
exclusivas para certificar gestores e funcionários de que os pontos estão sendo
contabilizados e processados de forma correta.
Tratamento de ponto:
Uma vez que o controle de ponto é feito, é possível acessar todas
as informações computadas no sistema e realizar o tratamento de tais pontos,
como exige a lei.
É comum que um colaborador faça o registro de ponto no horário
errado, esqueça de bater o ponto ou faça um registro duplicado. Tudo isso pode
ser corrigido facilmente quando se tem um controle de ponto por aplicativo,
pois as informações podem ser acessadas facilmente na plataforma.
Isso também auxilia no momento de fechamento da folha de
pagamento, pois qualquer irregularidade que poderia interferir na remuneração
do colaborador pode ser corrigida antes que a folha seja processada.
Isso evita tanto erros no pagamento quanto outros problemas mais
graves, como processos trabalhistas, por exemplo.
Relatórios fiscais:
Uma das principais
funcionalidades de um controle de ponto por aplicativo e, consequentemente, de
um controle de ponto online, é a possibilidade de emitir relatórios de ponto
essenciais, como é o caso do AFD, AFDT e ACJEF.
Nestes arquivos são
registrados todos os pontos batidos pelos colaboradores e também são calculadas
todas as variáveis que podem impactar na remuneração do colaborador ao final do
mês, como horas extras, adicionais, entre outros.
Isso facilita processos fiscais e ainda garante que a empresa está
cumprindo as regras estabelecidas pela legislação trabalhista, evitando também
problemas em casos de auditorias.
Quanto custa um aplicativo de controle de ponto?
Os aplicativos de controle de ponto costumam ser
cobrados num modelo de mensalidade, no qual as empresas pagam pelo número de
funcionários que utilizarão as soluções oferecidas.
Fonte: Jornal Contábil.
Gostou desse assunto?
Compartilhe com seus amigos!