26/10/2021

Dicas para organizar melhor seu fluxo de caixa.

Dicas contabilidade departamento contábil plano de negócio

Contabilidade Cruz

O objetivo de quem abre uma empresa é ganhar dinheiro. Mas, para conseguir ter lucro com um negócio não basta conseguir que seus clientes paguem por seus produtos ou serviços.

Para manter seu negócio em funcionamento e apresentando lucratividade, é preciso acompanhar a entrada de dinheiro, sim. Mas também é preciso analisar as suas despesas fixas e as variáveis que sua empresa tem.

Organizar seu fluxo de caixa é basicamente registrar todas as receitas e despesas do seu negócio, por mais que elas sejam pequenas.

Isso pode ser feito por meio de planilhas, cadernos de anotação de fluxo de caixa, softwares de gestão ou qualquer outra forma que for eficaz para o empreendedor.

Quando estiver fazendo seu controle, o empreendedor precisa ter em mente que o saldo final do caixa naquele período não reflete exatamente qual é a realidade financeira da empresa.

Para saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, é preciso observar a movimentação de entrada e saída de dinheiro.

Tendo um fluxo de caixa organizado, você consegue evitar despesas desnecessárias e ajuda a cumprir suas obrigações financeiras da maneira correta. Segue algumas dicas para a organização do seu fluxo de caixa:

•             Decida qual será o período do fluxo de caixa: Você pode fazer os registros e analisar seu fluxo de caixa todos os dias, todas as semanas, todas as quinzenas ou todos os meses.

•             Defina metas para o seu negócio: Comece com objetivos possíveis de alcançar agora, mas também crie metas desafiadoras, mas não impossíveis de alcançar. Elas vão te ajudar a aumentar seu desempenho e dedicação.

•             Diferencie despesas periódicas e despesas pontuais: Fazer um controle das despesas periódicas vai te ajudar a fazer previsões quanto aos pagamentos que precisará fazer nos próximos meses.

•             Faça análises sobre o fluxo do dinheiro: Fazer a análise do dinheiro que entra em oposição ao dinheiro que é gasto é importante para que você consiga ter uma visão ampla do negócio.

•             Tenha sempre uma reserva de dinheiro: Ter uma reserva, ou um capital de giro, te ajuda a resolver suas questões financeiras em momentos críticos sem abalar sua organização de fluxo de caixa.

Gostou do assunto? 😉
Vem com a gente e fique sempre bem informado com nossas dicas! ✨🚀

Compartilhe este post:

Atitudes que aceleram o crescimento da sua empresa

Para acelerar o crescimento de uma empresa, é essencial adotar uma série de atitudes estratégicas e proativas. Aqui estão algumas delas:

Leia mais

Sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade na construção civil é um dos fatores indispensáveis para se destacar no mercado, cuidando do meio ambiente e entregando uma melhor qualidade aos clientes.

Leia mais

Você sabia que em Santa Catarina nenhum trabalhado

Fechado na segunda rodada de negociações, no dia 12 de janeiro, o acordo definiu um reajuste médio de 10,5% para o Piso Salarial estadual catarinense em 2022.

Leia mais