16/09/2021

BPO Financeiro é uma boa solução?

Dicas departamento pessoal departamento contábil contabilidade empreendimento plano de negócio

Contabilidade Cruz

São várias as vantagens para as empresas que optam pela terceirização das rotinas financeiras, administrativas e contábeis através do BPO financeiro.

·        Redução de Custos:

Este é o primeiro ganho real que você terá com o BPO financeiro, mais por que isso?

Qualquer atividade da rotina financeira, administrativa e contábil demanda pessoas, e essas pessoas, muitas vezes especialistas possuem um salário, benefícios, férias e demais exigências da CLT.

Um outro ponto que resulta em despesas é o armazenamento e a manipulação de documentos, sejam eles físicos ou virtuais. E com a terceirização através do BPO Financeiro, o contrato é realizado com uma empresa terceirizada onde ela faz a entrega combinada a partir da sua própria equipe.

Ao negociar o contrato é importante que fiquem bem claras as atividades que o BPO irá realizar e com quantas pessoas e qual o tempo disponibilizado em horas. Assim podendo comparar qual o custo de uma operação própria comparado a uma terceirização.

·        Aumento da Produtividade:

Além da redução de custos, o aumento da produtividade fica visível, tanto em uma pequena empresa quanto para um profissional liberal.

A eficiência surge no momento em que os processos incluídos na terceirização podem ser realizados de maneira rápida, sem riscos e com o máximo de segurança por profissionais especializados. Com o BPO Financeiro os erros em pagamentos de tributos, emissão de notas fiscais, pró labore de sócios, demonstrativos, livro caixa, entre outros, são minimizados e praticamente desaparecem.

A contabilidade que investe em tecnologia, garante tranquilidade para seus clientes e o custo desse investimento é diluído nos vários contratos.

Também através da tecnologia, é possível ter relatórios gerenciais e de rotina apertando apenas um botão ou programando para um período específico.

·        Maior segurança de dados:

Praticamente todos os processos administrativos, financeiros e contábeis, hoje em dia são digitais.

A integração com órgãos públicos como a Receita Federal, Prefeituras e Juntas Comerciais não permite amadorismo ou falta de segurança no armazenamento e disponibilização dos documentos e demonstrativos.

O BPO Financeiro, através de contrato, entrega, além do seu serviço, a segurança dos seus dados através de criptografia e nuvens integradas e seguras.

Ao terceirizar seu financeiro, você estará entregando ao parceiro muitos dados confidenciais que precisam ser guardados em segurança. Além da necessidade legal, nestes documentos está a história e o futuro da sua empresa.

·        Tomada de Decisões Estratégicas:

Engana-se quem acha que o BPO trabalha apenas com as rotinas e entrega burocracia. A partir dos cálculos, estatísticas e das incursões conjuntas de contabilidade e finanças, é possível ter um panorama muito claro da saúde financeira da empresa.

É possível ter um excelente horizonte sobre pagamento de fornecedores, antecipações, investimentos, pessoas, tecnologia e processos. Assim, é possível extrair dados e elementos importantes para a tomada de decisão no negócio, com segurança e certeza.

Facilidades que o BPO financeiro proporciona aos profissionais liberais, micro e pequenas empresas

Além das vantagens que listamos, o BPO Financeiro proporciona aos empreendedores profissionais liberais, micro e pequenas empresas, uma série de facilidades que devem ser levadas em conta sempre que tiver a opção de operação própria ou terceirização.

1.     Fazer pagamento a funcionários e fornecedores:

As rotinas de pagamento de fornecedores e empregados é uma das mais complexas porque estão relacionadas ao tempo gasto pelo profissional que as executa.

Os pagamentos podem ser mensais, semanais e até mesmo diários. Com o suporte do BPO Financeiro, isto deixa de existir pois as ações são automatizadas e alinhadas ao fluxo de caixa da empresa com um excelente ganho de eficiência.

2.     Faturamento e acompanhamento financeiro de pós vendas:

Uma questão muito importante, pois sendo comércio ou serviços, você não quer vender apenas uma vez.

O faturamento incorporado ao BPO Financeiro, permite que a entrega e cobrança sejam feitas no momento certo, valorizando e ampliando o relacionamento com os clientes.

3.     Cobrar clientes inadimplentes:

Uma das atividades financeiras mais complicadas é cobrar os clientes inadimplentes. Primeiro porque sempre há a dificuldade de se ter certeza que o cliente irá pagar e se pagar, não ficará chateado com a cobrança.

Como suporte do BPO Financeiro, as cobranças passam a ser mais profissionais e respondem a um processo integrado ao caixa da empresa, através da emissão de boletos, por exemplo. E caso a cobrança precise realmente ser feita de maneira mais direta, quem fará é a pessoa terceirizada que está, até mesmo fisicamente, no fornecedor.

4.     Gestão da documentação relacionada ao financeiro:

Documentos e comprovantes precisam ser guardados de maneira física ou virtual e devem ter fácil acesso para o caso de fiscalização, participação em concorrências e processos do Fisco.

Hoje existem muitas maneiras de fazer esta gestão de documentação, mas com certeza, a melhor delas é deixar na mão de especialistas que garantirão que ela estará em segurança pelo tempo necessário.

5.     Interface com a contabilidade:

O melhor dos mundos é integrar as rotinas financeiras à contabilidade. Isto permite um cenário integrado em que o profissional liberal ou o empresário pode ter a visão do todo e planejar suas ações a partir dos dados interligados, muitas vezes, até mesmo com a instituição bancária.

Fonte: Jornalcontabil

Quer saber o que nós fazemos pela sua empresa?
Entre em contato! Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar em todos os processos!

Compartilhe este post:

Empreendedorismo digital: partindo para a ação!

O empreendedorismo digital é uma tendência cada vez mais presente no mercado, graças ao crescimento e a popularização da internet. E você sabe o que é empreendedorismo digital? Veja a conteúdo completo em nosso blog e entenda mais sobre o assunto!

Leia mais

Habilidades comportamentais: dica para uma gestão

No âmbito da gestão de obras, existem diversos fatores que precisam ser gerenciados para que o resultado de alta performance seja, de fato, alcançado. Dentre eles, podemos dizer que as habilidades comportamentais fazem toda a diferença.

Leia mais

Incentivos fiscais: apoio para as empresas

Os incentivos fiscais podem aliviar o custo e a tensão causados pelos impostos em gestores e empreendedores, vamos falar sobre o que são incentivos fiscais e como eles podem ajudar sua empresa crescer ainda mais. Acompanhe a matéria em nosso blog.

Leia mais