07/10/2021

Como fazer um orçamento de obra?

construção civil contabilidade empreendimento

Contabilidade Cruz
O orçamento de obra é algo tão imprescindível que chega a ser difícil explicar o tamanho da sua importância. Afinal, como bem sabemos, o orçamento serve como referência fundamental ao longo de todo o desenvolvimento de uma obra.

Em resumo, o orçamento é uma fotografia financeira da obra em um determinado momento. Ou seja, é um modelo que representa a obra sob determinado aspecto, o financeiro. Então, é o orçamento que indica, ao fazer uma estimativa, o preço da obra.

-Os 4 atributos de um orçamento de obra:

Em geral, todo orçamento tem pelo menos quatro atributos a serem respeitados. São eles:

1. Poder de representação

Certamente o mais importante, pois proporciona segurança de que o orçamento reflete a matriz de decisões de obra. Da mesma maneira, um orçamento só tem poder de representação quando reflete os pré-requisitos, premissas, riscos e responsabilidades do projeto.
Por isso a importância de envolver a engenharia no processo de fazer orçamento de obra.

2. Exclusividade

Este atributo reflete as peculiaridades da obra, pois não é possível adotar um modelo de orçamento que se adeque perfeitamente à obra. Dessa forma, cada projeto tem fatores característicos que afetam o orçamento diretamente.

3. Valoração estimada

Como há variáveis a serem consideradas ao longo da execução, é imprescindível que o orçamento as acompanhe. Por isso, o orçamento é um dos instrumentos da engenharia de custos.
Ou seja, é fundamentado em um processo de decisão bastante complexo pois simula a execução. Tal atributo da valoração estimada leva à necessidade imperativa de mecanismos de controle de custos. São estes recursos que permitem o aprimoramento das informações contidas no orçamento.

4. Validade temporal

Novamente, como vimos anteriormente, o orçamento reflete uma fotografia financeira da obra num determinado momento. Então, conforme o tempo passa, é preciso atualizar valores e quantitativos.

Como fazer orçamento de obra é um processo contínuo, é importante considerar flutuações de preços, eventuais novos impostos ou alíquotas, inovações tecnológicas, dentre outros fatores.

-O que você não pode deixar de fora:

É importante entender os procedimentos fundamentais de como fazer orçamento de obra. Para elaborar uma planilha de orçamento de obras é preciso seguir alguns passos que podem ser resumidos da seguinte maneira:

1. Atribuir uma composição de preços para cada um dos serviços levantados;
2. Fazer cotação;
3. Fazer o levantamento dos custos indiretos e dos custos de acessórios;
4. Considerar os impostos envolvidos;
5. Definir o lucro almejado;
6. Curva ABC;
7. Calcular o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas);
8. Determinar o preço de venda;
9. Fazer o fechamento da planilha já considerando o preço de venda.

Fonte: sienge 

Neste momento você já deve ter uma noção melhor de como fazer orçamento de obra, se tiver alguma dúvida no assunto entre em contato conosco, nosso time está preparado para auxiliar você em todos os processos!
Compartilhe este post:

Calendário de Obrigações da Empresa Março/2021

Calendário de Obrigações da Empresa - Março/2021! 🗓️✔️ Mantenha-se informado!

Leia mais

Como Abrir uma Empresa de Construção Civil?

Para quem busca saber como abrir uma empresa de construção civil, uma boa notícia é que não se trata de um processo complicado. Confira o conteúdo completo.

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa Outubro 2021

Confira o Calendário de Obrigações da Empresa - Outubro /2021! 🗓️✔️

Leia mais