Investir em uma franquia pode ser um assunto que gera muitas dúvidas. Entenda os benefícios e as melhores opções para seu negócio.

O empreendedorismo vem atraindo cada vez mais pessoas na busca pelo objetivo de terem o seu próprio negócio. Dentro dos modelos existentes, há franquias que eliminam alguns riscos e etapas ao oferecerem uma marca estabelecida, com público-alvo, treinamentos e suporte aos franqueados. Mas você sabe como investir em uma franquia?

O modelo de franchising, por exemplo, é indicado para as pessoas que querem empreender, mas que não têm grandes capitais iniciais. Existem franquias e microfranquias de diversos valores que podem se adequar ao momento em que seu empreendimento se encontra. 

Apesar de ser um modelo de negócio promissor, é necessário avaliar se vale a pena investir na franquia em questão. É preciso estar ciente que existem diversos tipos de franquia. Por isso, se você quer se tornar um franqueado, saiba que é necessário se identificar com o segmento que irá adquirir. 

Veja alguns pontos que devem ser considerados antes de entrar ou não em uma franquia:

  • ·         Saúde financeira da franquia;
  • ·         Propensão para o comprometimento com a administração do negócio;
  • ·         Reputação do franqueador;
  • ·         Segmento da franquia escolhida (avalie o seu perfil de empreendedor);
  • ·         Informações sobre qual será o investimento inicial;
  • ·         Cumprimento às exigências legais.

Não deixe de observar e entender como aplicar esses e outros pontos no seu processo de escolha e abertura da loja franqueada. 

Ao abrir uma franquia, você conta com vantagens, como suporte do franqueador, investimento de menor risco, credibilidade de marca reconhecida no mercado, economia com propaganda, independência jurídica e financeira, custeio de pesquisa e desenvolvimento por conta do franqueador, entre outras.

Existem ainda dois papéis importantes que precisam ser entendidos pelo franqueado: o sócio operador e o sócio investidor. 

Sócio operador: Como o próprio nome diz, o sócio operador é o responsável por acompanhar a operação de uma franquia no dia a dia, sendo necessário manter os padrões da marca da franquia adquirida.

Sócio investidor: O sócio investidor é responsável por entrar com o capital necessário para manter o negócio em funcionamento. Ele também pode ser chamado de franqueado investidor. 

Agora você tem alguns dos principais passos para se tornar um franqueado, seja operador ou investidor. Essa modalidade de empreendedorismo vem crescendo dia após dia e oferece inúmeros benefícios. 

Compartilhe este post:

Receita Federal: cruzamento de dados via Pix

O Pix é o mais novo meio de pagamentos instantâneo e de baixo custo que foi implantado pelo Banco Central em novembro de 2020. Será que a Receita Federal utiliza essa tecnologia para fiscalizar o limite de faturamento das empresas do Simples Nacional?

Leia mais

Gestão de risco para construtoras: dicas práticas

Todo gestor sabe que não existe fórmula mágica para alcançar o sucesso de uma empresa. Além de um bom planejamento, organizar processos administrativos, fazer um gerenciamento de recursos humanos, é fundamental.

Leia mais

Como fazer um orçamento de obra?

O orçamento de obra é algo tão imprescindível que chega a ser difícil explicar o tamanho da sua importância, sabemos que o orçamento serve como referência fundamental ao longo de todo o desenvolvimento de uma obra.

Leia mais