09/11/2020

Parcelamento do Simples Nacional

contabilidade Impostos simples nacional

@cruzcontabilidade - Dep. Fiscal
Encontra-se disponível no Portal do Simples Nacional, com acesso através do endereço eletrônico da Receita Federal do Brasil, o Manual do Parcelamento do Simples Nacional, na versão novembro de 2020.

Entre as orientações disponíveis destacamos o item 5 que trata da possibilidade de antecipação do pagamento das parcelas, onde para amortizar o parcelamento em menos tempo, o contribuinte poderá emitir o DAS de Cobrança do débito parcelado no menu "Débitos" do PGDAS-D 2018.

Neste viés o contribuinte deverá emitir o DAS do débito mais recente e em seguida efetuar o pagamento. Entretanto caso opte pelo pagamento de DAS de Cobrança, deverá aguardar ao menos 5 (cinco) dias úteis da data do pagamento para a emissão de DAS de parcela.

Oportuno esclarecer ainda que o débito que foi pago por meio do DAS Cobrança, por estar extinto, não será considerado na geração do DAS de parcela. Desta forma, consequentemente, o parcelamento se encerrará antes do prazo previsto.

Alerta importante a ser dado é que ao menos que os débitos sejam integralmente pagos por meio do DAS de Cobrança, o contribuinte deve gerar e pagar um DAS de Parcela para cada mês durante a vigência do parcelamento, independentemente das "antecipações" de pagamento efetuadas segundo as instruções acima.

Fonte: Editorial ITC Consultoria.
Compartilhe este post:

É possível ser sócio em mais de uma empresa?

É possível ser sócio em mais de uma empresa? E a resposta é sim. Para cada tipo de enquadramento existem regras e exceções específicas. Confira a matéria completa em nosso blog

Leia mais

Sustentabilidade na construção civil

A sustentabilidade na construção civil é um dos fatores indispensáveis para se destacar no mercado, cuidando do meio ambiente e entregando uma melhor qualidade aos clientes.

Leia mais

Escrituração fiscal para empresas!

Você sabe o que é escrituração fiscal e como negligenciá-la pode prejudicar muito o seu negócio? Então vem entender mais da escrituração fiscal.

Leia mais