14/10/2020

Certificado Digital

contabilidade Abertura de empresas

@cruzcontabilidade

A Certificação Digital é a tecnologia que, por meio da criptografia de dados, garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio às informações eletrônicas.

E você, conhece todas as utilidades e benefícios dessa tecnologia?

O Certificado Digital, é um documento digital utilizado para identificar pessoas e empresas no mundo virtual, ou seja, é a identidade digital que permite assinar documentos com validade jurídica.

 

Desde 2001, com a Medida Provisória nº 2.200-02, de 24 de agosto de 2001, ele já faz parte do dia a dia de pessoas e empresas.

Esse documento deve ser gerado e assinado por uma Autoridade Certificadora (órgão responsável pela criação e gerenciamento dos Certificados Digitais) que esteja de acordo com as regras estabelecidas pela ICP-Brasil.

Para que servem os Certificados Digitais?

Eles permitem que a empresa envie suas declarações de tributos e obrigações acessórias por meio eletrônico.

O Certificado Digital pode ser utilizado para a autenticação em sistemas e sites, enviar, acompanhar e retificar a Declaração de Imposto de Renda, assinar documentos, entre muitas outras possibilidades.

Ou seja, ele viabiliza a realização de procedimentos e operações virtuais sem a necessidade de deslocamento e burocracia no processo.

Isso concede maior segurança, custo reduzido e confiabilidade.

Quais as vantagens de utilizar um certificado digital?

RG do mundo digital

O Certificado é um documento que identifica inquestionavelmente pessoas e empresas no meio eletrônico, por isso é considerado o RG do mundo digital.

Por meio da criptografia de dados, garante a autenticidade e a integridade das transações realizadas.

Usado para assinar documentos

Por conta do rigoroso processo de emissão é a tecnologia da criptografia de dados, o documento possibilita ao titular autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho autenticada – deixando de lado o uso de papel e caneta.

Garante mobilidade

Se ele identifica no meio eletrônico, logo proporciona mobilidade.

Com o Certificado, por exemplo, é possível formalizar negócios a longa distância.

Reduz os custos

Por permitir que processos sejam realizados do início ao fim no meio eletrônico, o Certificado Digital diminui gastos relacionados à compra, impressão e armazenamento de papel, ao transporte e à mão de obra, porque melhora a eficiência operacional.

Isso representa um grande indicador de sucesso, pois, além de reduzir custos operacionais, também otimiza o tempo.

Proporciona agilidade e praticidade na execução de tarefas

Com o Certificado Digital, o trabalho de assinar e gerir documentos é otimizado e concluído com maior rapidez e segurança.

Garante segurança jurídica 

Todo documento assinado com Certificado Digital possui validade jurídica e a mesma confiança pública que um cartório garante.

 Fonte: Jornal Contábil

Quer saber como fazer seu Certificado Digital, ou fazer a sua renovação? Entre em contato com a Contabilidade Cruz.

Conte com a expertise da Equipe Cruz e garanta a integridade e segurança da sua empresa.

 

 

Gostou do assunto?

Compartilhe em suas mídias digitais.

 

 

 

 

Compartilhe este post:

Calendário Obrigações da Empresa - Julho - 2023

Calendário Obrigações da Empresa - Julho - 2023

Leia mais

Sua empresa está em dia com os Laudos Técnicos?

Sua empresa está em dia com os Laudos Técnicos Trabalhistas? Você sabia que todos os empregadores e instituições tem a obrigatoriedade de elaborar e implementar os laudos técnicos a partir da primeira contratação de um empregado?

Leia mais

A importância de projetar o fluxo de caixa futuro?

Quando tratamos de fluxo de caixa o objetivo é entender a capacidade de crescimento de uma empresa, por que importante é projetar o fluxo de caixa futuro? Entenda mais na matéria em nosso blog

Leia mais