O custo
médio é o valor médio de um produto em estoque, considerando o valor pago e a
quantidade de produtos. O custo médio é um dos métodos de controle de estoque mais populares entre empresas
brasileiras, justamente porque é o mais simples e é um dos únicos que a receita
federal aceita no momento de calcular os impostos.
É importante mencionar que indústrias que trabalham com a produção de itens para a venda também utilizam bastante o custo médio. Em uma indústria, o estoque reflete novos custos de produção cada vez que for dada entrada em novos itens.
Custo médio significa a média do quanto a empresa gastou nas mercadorias que se encontram no estoque da empresa e estão disponíveis para a venda. O valor gasto com essas mercadorias é um custo, que também leva em conta todos os valores gastos nas aquisições de estoque, inclusive tributos, fretes e outras despesas.
A fórmula, de uma maneira simples, para atualizar o valor de estoque a
cada nova entrada de mercadoria, fica assim:
Custo
médio = (Valor de estoque atual x Quantidade em estoque atual) + (Valor de compra x Quantidade de unidades compradas) / (Quantidade em
estoque atual + Quantidade de unidades compradas)
Onde:
- ·
Valor de estoque atual = Valor médio das
mercadorias que estão atualmente no estoque.
- ·
Quantidade em estoque atual = Número de unidades em
estoque.
- ·
Valor de compra = Custo unitário das mercadorias
que foram compradas, incluindo frete e impostos.
- ·
Quantidade de unidades compradas = Número de
unidades que foram adquiridas.
Um bom controle de estoque influencia vários aspectos dentro de uma empresa. Primeiramente, permite que sempre que for feita uma venda, exista a garantia de que o produto estará disponível para o cliente.
Da mesma maneira evita que a empresa tenha quantidades desnecessárias de estoque, o que significa dinheiro gasto em um ativo que, no momento, não está gerando nada para o negócio.
A
importância do controle de estoque
Um bom controle
de estoque influencia vários aspectos dentro de uma empresa. Primeiramente,
permite que sempre que for feita uma venda, exista a garantia de que o produto
estará disponível para o cliente. Da mesma maneira evita que a empresa tenha
quantidades desnecessárias de estoque, o que significa dinheiro gasto em um
ativo que, no momento, não está gerando nada para o negócio.
Adicionalmente,
um aspecto muito importante sobre controle de estoque, é que ele tem muito a
ver com os prazos de pagamento de fornecedores, que precisa ser compatível com
os prazos de recebimento de clientes. Isso impacta muito a necessidade de capital de giro do empreendimento.
Portanto, sempre vale muito a pena investir em melhorias e estratégias de
controle de estoque.