Ao abrir um negócio, você como empresário tem que
estar ciente de suas obrigações junto ao Governo. É preciso formalizar,
pagar os impostos referentes ao seu setor de trabalho, cumprir os regulamentos,
entre outros. Além disso, cadastros têm de ser feitos, tributos têm
de ser pagos, realizar a prestação de contas e mandar declarações da
empresa.
É burocrático, mas necessário. E todas as empresas precisam
realizar essas obrigações no que diz respeito à contabilidade e a fiscalização
determinada pelo governo a partir de regulamentos de atuação de negócio. Quando
cumpridas, a empresa estará dentro da legislação e não estará colocando suas
atividades em risco no que se relaciona a fiscalização governamental.
Qualquer tipo de negócio ou porte jurídico existem questões a serem
seguidas pelas empresas, de modo geral. Mas, dentre elas, há obrigações
contábeis e fiscais que se diferenciam dependendo do regime tributário.
Confira agora quais são as obrigações fiscais e
contábeis pertinentes às empresas e que precisam ser respeitadas.
São obrigações Fiscais!
Dentro das obrigações fiscais, encontram-se
questões ligadas aos pagamentos de impostos, emissão de notas fiscais,
declarações, dentre outros.
Pagamentos
de Impostos
Os pagamentos de tributos são obrigatórios para as empresas de
maneira geral e alguns impostos que refletem sobre elas são:
·
Impostos
sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
·
Impostos
sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
·
Impostos
sobre Produtos Industrializados (IPI);
·
Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS);
·
Programa
de Integração Social (PIS);
·
Contribuição
para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
·
Imposto
de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ).
O enquadramento tributário das empresas são os responsáveis por
definir quais impostos e quais serão as formas de recolhimento de cada um, mas
tudo isso, faz parte das obrigações fiscais.
Declaração do recolhimento de impostos
São as obrigações tributárias que compreendem as informações que
são dadas ao governo como comprovação de que a empresa fez o recolhimento de
seus impostos.
As principais declarações variam de acordo como enquadramento
jurídico de cada empresa podendo ser:
·
Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais
(DEFIS);
·
Declarações Anuais do Simples Nacional –
Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI);
·
Declarações de Impostos de Renda Retidos na Fonte
(DIRF);
·
Declarações de Débitos Tributários Federais (DCTF);
·
Escriturações Fiscais Digitais (EFD) realizadas
através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
São obrigações contábeis!
A contabilidade tem de conciliar informações fiscais, apuração de carga tributária e faturamento da empresa para então poder mandar declarações e relatórios que sirvam de prova para a questão patrimonial, financeira e a regularidade de atividades.
Formalização da empresa
Desde o começo da abertura da empresa já se inicia as obrigações da
empresa com questões contábeis. Para isso, é necessário pegar registros e
autorizações de órgãos competentes.
As principais atividades iniciais são:
·
Elaboração de contrato social;
·
Definição da natureza jurídica, o regime tributário e
a atividade econômica (CNAE);
·
Registro do órgão competente (Junta Comercial,
Cartório ou órgão de classe);
·
Ter um CNPJ;
·
Fazer a inscrição municipal e estadual, ter alvará
para funcionamento, alvará sanitário e laudo de corpo de bombeiros;
· Ter registro de Previdência Social e ter autorização para emitir notas fiscais.
Demonstrações contábeis
São as demonstrações contábeis que conseguem informar ao governo a
situação financeira e patrimonial de sua empresa e elas são feitas através de
um contador e são levadas aos bancos, governo, sócios e investidores podendo
servir também para orientar os gestores.
·
As principais demonstrações que apresentam
obrigatoriedade são:
·
Balanço Patrimonial;
·
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
·
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
(DLPA);
·
Demonstração das Mutações Relativas ao Patrimônio
Líquido (DMPL);
·
Escrituração Contábil Digital (ECD) realizada através
do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
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Fonte: Jornalcontábil