Da
acessibilidade do site à entrega acertada. O que fazer - e o que não fazer -
para obter sucesso no comércio online
Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso
satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar
sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado
digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem
não decolar.
Por esse motivo, confira as dicas de sucesso que preparamos para
sua empresa venda na internet.
- · Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está
por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os
parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de
marketing... Elabore um Plano de Negócios.
- · Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da
melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja.
- · Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é
bom não deixar o cliente confuso.
- · Possua obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera
uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera
deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa
chegar impecavelmente embalada. Sempre!
- · Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um
blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além
de ter um número de telefone bem visível no site.
- · Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas
à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem
conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que
cada um executa.
- · Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos
investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques,
de visitas e de vendas).
- · Invista em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas,
já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de
busca para dar destaque ao conteúdo.
- · Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao
site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações
seguras.
- · Invista na gestão do negócio
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a
estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é
fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja
entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
Fonte: Sebrae
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