21/02/2022

Lucratividade e rentabilidade: suas diferenças

economia empreendedor Empreender empreendimento Empresário Gestão Empresarial plano de negócio

Contabilidade Cruz

Lucratividade e rentabilidade são dois indicadores-chave de desempenho que você precisa dominar para entender a saúde financeira do seu negócio. 

É melhor entender de uma vez por todas a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

A lucratividade é um indicador que revela quanto um negócio efetivamente ganhou em relação a tudo o que recebeu, ou seja, sua margem de lucro líquida, é a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual, ou seja, os ganhos da empresa comparados ao seu faturamento.

O lucro líquido é o valor que sobra de fato para os sócios e acionistas após deduzir todas as despesasimpostos e demais custos do negócio. Já a lucratividade é uma medida percentual que revela a eficiência operacional da empresa, ou seja, se ela consegue cobrir os custos e ainda gerar um bom percentual de lucro com as vendas. 

A rentabilidade é um indicador ligado a um investimento inicial e em quanto de retorno ele é capaz de proporcionar para o negócio.  Assim podendo ser mensurado o quanto a empresa rendeu a partir do investimento inicial realizado para abrir o negócio, ou qualquer outro tipo de investimento em ativos e projetos.

Para isso, a rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pela empresa. A rentabilidade pode ser usada para avaliar se um investimento vale a pena para a organização.

No mercado financeiro, o indicador é usado como critério para a compra de ações, já que o investidor está sempre buscando as empresas mais rentáveis para o seu portfólio. 

Com as definições, você já deve ter percebido algumas diferenças importantes entre lucratividade e rentabilidade.

Para começar, a lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.

Além disso, a lucratividade depende dos custos, da formação de preços e da relação com a concorrência, que determinam se a receita das vendas será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar lucro no saldo final. 

Já a rentabilidade depende da capacidade do negócio de gerar retorno a partir dos recursos investidos.

Embora os dois indicadores estejam intimamente relacionados, é possível ter uma boa lucratividade e baixa rentabilidade — e vice-versa.

Fonte: blogcontaazul 

Precisa de mais informações a respeito do assunto?
Entre em contato.
📲
Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar você!!
🚀✨

Compartilhe este post:

Dicas para organizar melhor seu fluxo de caixa.

Quer saber de a sua empresa está apresentando lucro ou prejuízo? Ter um fluxo de caixa organizado ajuda a evitar que sua empresa tenha despesas desnecessárias, e a cumprir suas obrigações financeiras da maneira correta.

Leia mais

Minha empresa precisa ter inscrição estadual?

A inscrição estadual é um registro obrigatório para determinadas empresas que realizam atividades comerciais, industriais ou de prestação de serviços que estão sujeitas à incidência de ICMS.

Leia mais

Soluções que a contabilidade pode oferecer

Como um escritório de contabilidade pode auxiliar no crescimento de uma empresa? O papel de um contador dentro da empresa vai muito além das obrigações relacionadas a impostos. Confira mais na materia em nosso blog.

Leia mais