21/02/2022

Lucratividade e rentabilidade: suas diferenças

economia empreendedor Empreender empreendimento Empresário Gestão Empresarial plano de negócio

Contabilidade Cruz

Lucratividade e rentabilidade são dois indicadores-chave de desempenho que você precisa dominar para entender a saúde financeira do seu negócio. 

É melhor entender de uma vez por todas a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

A lucratividade é um indicador que revela quanto um negócio efetivamente ganhou em relação a tudo o que recebeu, ou seja, sua margem de lucro líquida, é a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual, ou seja, os ganhos da empresa comparados ao seu faturamento.

O lucro líquido é o valor que sobra de fato para os sócios e acionistas após deduzir todas as despesasimpostos e demais custos do negócio. Já a lucratividade é uma medida percentual que revela a eficiência operacional da empresa, ou seja, se ela consegue cobrir os custos e ainda gerar um bom percentual de lucro com as vendas. 

A rentabilidade é um indicador ligado a um investimento inicial e em quanto de retorno ele é capaz de proporcionar para o negócio.  Assim podendo ser mensurado o quanto a empresa rendeu a partir do investimento inicial realizado para abrir o negócio, ou qualquer outro tipo de investimento em ativos e projetos.

Para isso, a rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pela empresa. A rentabilidade pode ser usada para avaliar se um investimento vale a pena para a organização.

No mercado financeiro, o indicador é usado como critério para a compra de ações, já que o investidor está sempre buscando as empresas mais rentáveis para o seu portfólio. 

Com as definições, você já deve ter percebido algumas diferenças importantes entre lucratividade e rentabilidade.

Para começar, a lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados.

Além disso, a lucratividade depende dos custos, da formação de preços e da relação com a concorrência, que determinam se a receita das vendas será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar lucro no saldo final. 

Já a rentabilidade depende da capacidade do negócio de gerar retorno a partir dos recursos investidos.

Embora os dois indicadores estejam intimamente relacionados, é possível ter uma boa lucratividade e baixa rentabilidade — e vice-versa.

Fonte: blogcontaazul 

Precisa de mais informações a respeito do assunto?
Entre em contato.
📲
Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar você!!
🚀✨

Compartilhe este post:

Profissional liberal pode ser MEI?

Quem decide trabalhar por conta própria se depara geralmente com algumas denominações como profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Leia mais

Dicas para um planejamento financeiro para MEI

Atentar-se às finanças é algo essencial para o sucesso de qualquer empresa. E, no caso de Microempreendedores Individuais, essa atenção é ainda mais importante, tendo em vista que os MEIs não costumam dispor de um capital social muito extenso.

Leia mais

Como fazer um orçamento de obra?

O orçamento de obra é algo tão imprescindível que chega a ser difícil explicar o tamanho da sua importância, sabemos que o orçamento serve como referência fundamental ao longo de todo o desenvolvimento de uma obra.

Leia mais