Há um elo significativo entre a contabilidade e empreendedorismo, principalmente quando revisitamos o famoso ditado popular que todo brasileiro é um empreendedor por natureza. Afinal, quem nunca abriu uma loja familiar, e aos poucos foi evoluindo nos negócios?
Muitas empresas fecham as portas e uma das principais causas é a falta de planejamento, a ausência de capacitação sobre conteúdo do segmento e má gestão no acompanhamento de despesas e receitas, em outras palavras, problemas administrativos e contábeis.
Há empresas que conseguem evitar essa situação com o planejamento e o gerenciamento financeiro e, também, com ferramentas motivacionais para impulsionar a demanda e resultados.
Contabilidade e empreendedorismo
A contabilidade tem o compromisso de fornecer importantes informações para a tomada de decisão do empreendedor, seja no ambiente interno e externo da empresa, e isso envolve ações estratégicas que serão aplicadas no dia-a-dia.
A relevância da relação entre a contabilidade e o empreendedorismo surge diante do cenário complexo da tributação brasileira. O mercado impulsiona as empresas a terem em mãos as informações atualizadas do setor em que se enquadra, além de conhecer as regras contábeis e fiscais específicas e possíveis riscos de fechamento.
Assim, o escritório de contabilidade é uma empresa que deve atuar através de estratégias específicas para cada segmento de seus clientes, estes que por sua vez esperam por resultados positivos e redução nos gastos.
A contabilidade é um instrumento de gerenciamento que ajuda empreendedores a organizarem o planejamento fiscal do negócio, como também a escolha pelo melhor regime tributário, manter em dia suas obrigações perante o governo, e a administrar seus negócios de modo mais eficiente.
A contabilidade também auxilia na organização das rotinas da empresa, sua estruturação fiscal, contábil e na mensuração de seu retorno financeiro e influencia diretamente na dinâmica de identificação dos problemas, oportunidades e investimentos nos recursos e competências para criação de um negócio ou um projeto capaz de alavancar as mudanças.