Há um elo significativo entre a contabilidade e empreendedorismo, principalmente quando revisitamos o famoso ditado popular que todo brasileiro é um empreendedor por natureza. Afinal, quem nunca abriu uma loja familiar, e aos poucos foi evoluindo nos negócios?

Muitas empresas fecham as portas e uma das principais causas é a falta de planejamento, a ausência de capacitação sobre conteúdo do segmento e má gestão no acompanhamento de despesas e receitas, em outras palavras, problemas administrativos e contábeis. 

Há empresas que conseguem evitar essa situação com o planejamento e o gerenciamento financeiro e, também, com ferramentas motivacionais para impulsionar a demanda e resultados.


Contabilidade e empreendedorismo


A contabilidade tem o compromisso de fornecer importantes informações para a tomada de decisão do empreendedor, seja no ambiente interno e externo da empresa, e isso envolve ações estratégicas que serão aplicadas no dia-a-dia.

A relevância da relação entre a contabilidade e o empreendedorismo surge diante do cenário complexo da tributação brasileira. O mercado impulsiona as empresas a terem em mãos as informações atualizadas do setor em que se enquadra, além de conhecer as regras contábeis e fiscais específicas e possíveis riscos de fechamento. 

Assim, o escritório de contabilidade é uma empresa que deve atuar através de estratégias específicas para cada segmento de seus clientes, estes que por sua vez esperam por resultados positivos e redução nos gastos. 

A contabilidade é um instrumento de gerenciamento que ajuda empreendedores a organizarem o planejamento fiscal do negócio, como também a escolha pelo melhor regime tributário, manter em dia suas obrigações perante o governo, e a administrar seus negócios de modo mais eficiente.

A contabilidade também auxilia na organização das rotinas da empresa, sua estruturação fiscal, contábil e na mensuração de seu retorno financeiro e influencia diretamente na dinâmica de identificação dos problemas, oportunidades e investimentos nos recursos e competências para criação de um negócio ou um projeto capaz de alavancar as mudanças.
Compartilhe este post:

Dicas para um planejamento financeiro para MEI

Atentar-se às finanças é algo essencial para o sucesso de qualquer empresa. E, no caso de Microempreendedores Individuais, essa atenção é ainda mais importante, tendo em vista que os MEIs não costumam dispor de um capital social muito extenso.

Leia mais

Como ter uma boa gestão financeira na sua empresa

Gestão financeira é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa. Confira mais na matéria em nosso blog.

Leia mais

Um sócio pode ser empregado na empresa?

Um sócio cotista pode ser registrado como empregado na empresa? Para responder a esse questionamento é necessário fazer uma análise multidisciplinar do direito do trabalho, previdenciário e de empresa, para entender a figura do sócio e do empregado.

Leia mais