18/09/2023

Diagnóstico tributário empresarial: o que é isso?

contabilidade economia empreendedor Empreender empreendimento Empresário fiscal Gestão empresarial Impostos Negócio

Contabilidade Cruz
Diagnóstico tributário empresarial é uma ferramenta de gestão voltada para a obtenção de informações sobre uma empresa, com foco em utilizá-las para entender as melhores formas de se gerir toda a parte tributária e fiscal da instituição em questão.

Parece complicado de entender, mas o conceito é simples: preferencialmente executado por um profissional da contabilidade, essa avaliação visa a um entendimento amplo sobre os impostos que sua empresa paga, formas possíveis de economizar nesse âmbito e o impacto que isso possui no seu empreendimento como um todo.

O diagnóstico tributário é feito com base nos dados contábeis da sua empresa. Por meio deles, é possível fazer uma análise concreta sobre as mudanças que podem ser benéficas.

Como funciona um diagnóstico tributário?
Para fazer um diagnóstico tributário em uma empresa, um profissional contábil avalia uma série de índices, valores e informações jurídicas. Desta forma, ele considera as seguintes questões:

Porte da empresa e faturamento anual;
Atividades econômicas registradas no contrato social e seu impacto na incidência de impostos;
Cumprimento das obrigações fiscais (principal e acessórias);
Possibilidade de enquadramento em um novo regime de tributação;
Opções de incentivos fiscais para a sua categoria;
Mudanças operacionais necessárias para que sua empresa se torne elegível para esses benefícios e isenções.

Como você pode ver pela quantidade de aspectos que devem ser investigados, o diagnóstico tributário empresarial pode levar tempo e requer muito conhecimento sobre a legislação fiscal brasileira. É justamente isso que faz a participação de um contador especializado tão importante!

Agora que você já sabe o que é um diagnóstico tributário empresarial e como ele serve para oferecer dados concretos que colaboram para a sua tomada de decisões, é hora de dar o próximo passo! 

Entre em contato conosco e descubra como o nosso trabalho pode trazer frutos!
Compartilhe este post:

CLT x MEI: Como saber qual vale mais a pena?

Para definir entre CLT x MEI é preciso considerar que a modalidade CLT pode garantir maior estabilidade, mas abrir um CNPJ MEI pode trazer mais autonomia e possibilidades de crescimento. CLT X MEI: Confira as vantagens e desvantagens de cada um ?

Leia mais

Assinatura digital: para abrir a minha empresa?

A assinatura digital é, basicamente, toda assinatura realizada em meio eletrônico/digital. Hoje, qualquer pessoa (física ou jurídica) pode assinar documentos digitalmente. No entanto, é muito importante estar atento ao tipo de assinatura mais indicado.

Leia mais

Como funciona a contratação terceirizada?

A terceirização é o processo pelo qual uma empresa contrata um ou mais funcionários de outra empresa para realizar determinados serviços. Essa forma de contrato é amplamente utilizada por empresas que buscam reduzir custos. Confira a matéria em nosso site

Leia mais