14/03/2022

Empreendedorismo digital: partindo para a ação!

contabilidade Dicas e-commerce empreendedor Empreender Empresário Negócio novidades Santa Catarina venda online

Contabilidade Cruz

O empreendedorismo digital é uma tendência cada vez mais presente no mercado, graças ao crescimento e a popularização da internet.

Além do aumento da tecnologia e das novas ferramentas de trabalho, outro ponto que alavancou o empreendedorismo digital foram as crises econômicas que o país vem passando ao longo dos anos. 

Muitos ainda utilizam essas estratégias como sua renda extra, de forma segura, rápida e muito útil, já que trabalhar com a internet traz diversas flexibilidades. 

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é a criação de negócios a partir da internet, vendendo produtos ou serviços online.

Diversos empreendedores usam o meio digital para desenvolver um modelo de negócio, onde oferecem um produto ou serviço diferenciado do mercado. 

É possível viabilizar essa ideia a partir da criação de um site, venda de infoprodutos, constituição de e-commerces e até com a ajuda das redes sociais para apresentar seus materiais ou serviços.

O importante é ter a tecnologia e a inovação sempre presentes em cada atividade desenvolvida, garantindo soluções claras e rápidas para os consumidores. 

Que possam ser visualizadas e adquiridas com poucos cliques, lado a lado com uma boa resposta às dúvidas dos clientes.

Confira alguns motivos para você se tornar um empreendedor digital: 

  • ·        Crescimento na Internet: O comportamento dos clientes mudou. Com o avanço cada vez maior da tecnologia e suas facilidades, muitas pessoas estão optando por realizar compras online, adquirindo desde produtos até serviços digitais. 

E o empreendedor mudou também, e está cada vez mais direcionado para o digital. 

  • ·        Negociações Dinâmicas: Uma das razões para empreender na web é a facilidade que tal alternativa traz, já que não é preciso de grandes negociações para fazer acontecer:  com simplicidade e dinamismo, é possível gerenciar o seu negócio.

Isso ocorre porque não existe a necessidade de reuniões presenciais, as burocracias e negociações são realizadas de forma instantânea e descomplicada. Trata-se, de um ponto que proporciona muitos benefícios a todos os envolvidos no processo.  

  • ·         Facilidade em atingir as pessoas:  Com a internet “em mãos”, é muito mais fácil e rápido atingir seu público do que antigamente. 

Tendo seu público estabelecido, entendendo o seu comportamento como empreendedor, será muito mais simples alcançar as pessoas que vão comprar seus produtos ou serviços, independentemente do local que elas estejam. 

  • ·         Baixo Investimento: Dentre os modelos de empreendedorismo, o digital é o que menos necessita de investimento inicial e garante um retorno financeiro alto e ainda um custo de operação quase zero. Com certeza, este é um fator que permite segurança para quem está buscando iniciar um projeto e sente insegurança na hora de investir. 

Os gastos vão envolver basicamente internet, computador ou até mesmo um celular, de onde você pode realizar todas as atividades do seu negócio sem precisar ter um local físico ou uma grande equipe. 

Para iniciar no mundo do empreendedorismo digital, algumas características são importantes para ter sucesso na área, veja algumas delas:

·        Curiosidade: A curiosidade é necessária porque, ao pesquisar o comportamento do seu público da internet, será possível encontrar brechas e entregar a solução que de fato agregue valor aos consumidores que acompanham seu trabalho. 

Força de Vontade: Para quem deseja iniciar uma nova carreira e ganhar mais autonomia, empreender é uma ótima oportunidade. Isso possibilita aumentar sua renda e até mesmo ser seu próprio chefe. Mas, assim como qualquer outra atividade, trabalhar com o digital exige muito.

·         Interesse em aprender: Será necessário ter o interesse em aprender mais sobre o mercado que irá atuar, sobretudo algumas estratégias de marketing digital. 

Você deve estar constantemente se capacitando e colocando em prática os conhecimentos. Invista em cursos, livros, palestras, ebooks e tudo o que você puder e tiver disponibilidade para adquirir sobre seu mercado e o do marketing digital. 

·         Estar disposto as atualidades: O meio digital muda de forma rápida e constante. As novidades são frequentes, com inovações tecnológicas, inteligência artificial e a internet das coisas. 

Isso exige uma adaptação ágil, principalmente em relação às estratégias de marketing, desenvolvimento web, entre outros. 

Agora você já pode começar a dar os primeiros passos no empreendedorismo digital. 

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Compartilhe este post:

Atitudes que aceleram o crescimento da sua empresa

Para acelerar o crescimento de uma empresa, é essencial adotar uma série de atitudes estratégicas e proativas. Aqui estão algumas delas:

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa Agosto/2021

Confira o Calendário de Obrigações da Empresa - Agosto/2021! 🗓️✔️ Mantenha-se informado! ✨🚀

Leia mais

Como fazer um orçamento de obra?

O orçamento de obra é algo tão imprescindível que chega a ser difícil explicar o tamanho da sua importância, sabemos que o orçamento serve como referência fundamental ao longo de todo o desenvolvimento de uma obra.

Leia mais