Todos nós sabemos que a tributação no Brasil é burocrática e
complicada, por isso que muitos empresários acabam se enrolando na hora de
fazer a sua escrituração fiscal.
Aliás, você sabe exatamente o que é escrituração fiscal e
como negligenciá-la pode prejudicar muito o seu negócio?
Então vem
entender mais da escrituração fiscal, saber o que é
responsabilidade sua como gestor, o que é da contabilidade, e também conhecer
soluções mais eficientes para não sofrer mais com esse documento fiscal
importantíssimo.
Entenda o que é escrituração
fiscal
De forma simples e direta, escrituração fiscal é o ato de
lançar todas as contas da empresa para que seja feita a apuração dos impostos,
que em seguida serão compilados em livros.
Isso deve ser
feito seguindo todos os parâmetros legais e devidamente entregues à receita
dentro dos prazos estipulados para não correr o risco de levar multas.
Sempre que sua empresa compra alguma mercadoria ou solicita
um serviço, a nota fiscal da transação deve ser escriturada, pois é este
documento que permitirá que os órgãos fiscalizadores acompanhem os tributos.
O que se faz na escrituração
fiscal, afinal?
Por se tratar de um documento
que tem fins legais e jurídicos, deve seguir os parâmetros estabelecidos pelo
código civil, seguindo à risca para que possa ser validado.
Algumas coisas básicas como, informações em ordem
cronológica, idioma e moeda corrente devem ser seguidas, assim como todos os
dados devem ser descritos em formato contábil, sem rasuras, borrões, emendas ou
qualquer coisa que deixe margem para suspeita de fraude.
Veja quais são os livros para uma escrituração fiscal:
- · Escrituração de entradas e saídas;
- · Escrituração
de serviços prestados e tomados;
- · Escrituração dos serviços de transporte;
- · Escrituração
Contábil Fiscal – ECF.
Por outro lado, conheça os livros fiscais que as empresas do Simples Nacional devem escriturar
Já citamos lá em cima os livros de entrada e saída que são os itens básicos que devem constar em toda escrituração fiscal, porém, no caso das empresas que aderiram a qualquer regime, inclusive o Simples Nacional, outros livros entram nos requerimentos.
São eles:
- Livro Caixa, onde deve constar toda movimentação bancária da empresa e ser assinado pelo responsável contábil;
- Livro de Registro de Inventário, onde consta todos os itens dos estoques ao final de cada ano-calendário;
- Livro de entrada;
Por isso, a melhor solução é contar com uma assessoria contábil experiente e que possa agregar ferramentas modernas para agilizar a produção desses documentos e assim você tem tranquilidade para focar em administrar o negócio e fazê-lo crescer.