18/05/2021

5 vantagens em abrir uma EIRELI

Abertura de empresas contabilidade Dicas

@cruzcontabilidade

As vantagens de uma EIRELI são muitas, mas antes de mais nada, você precisa saber como funciona esse formato empresarial. 

A sigla EIRELI significa “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada”, ela é formada somente por uma pessoa que deve investir um capital social de 100 vezes o salário mínimo vigente no País ou acima disso.

Na realidade, uma EIRELI não pode ser constituída com menos desse valor. Nessa estrutura jurídica existem particularidades, mas também pode ser uma excelente solução para muitos empreendedores.

Quais são as vantagens de uma EIRELI?

Qualquer pessoa pode abrir uma empresa EIRELI, desde que tenha a capacidade de investir pelo menos 100 salários mínimos na integralização do capital, os seus principais benefícios são:

1- Pode ser aberta para qualquer ramo de atividade

Comércio, serviços, pequenas indústrias e até mesmo profissionais liberais como: Jornalistas, Psicólogos, Médicos, Dentistas e outros.

Além disso, uma EIRELI permite que o empresário escolha o regime de tributação, entre eles: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real conforme o segmento da empresa.

2- Não precisa ter sócio

Uma das vantagens de uma EIRELI bastante discutidas é que o empreendedor pode abrir um CNPJ sem a necessidade de ter uma sociedade com outra pessoa, ou seja, é uma forma ideal para empresários individuais e autônomos conseguirem exercer a sua atividade como pessoa jurídica legalmente.

Outro ponto positivo é que na EIRELI diferentemente do MEI, o empresário pode contratar o número de funcionários que precisar, sem limitações.

3- Não existe limite de faturamento anual

Praticamente todas as outras modalidades de negócio possuem limite de faturamento anual, no caso da EIRELI isso não é estipulado, por isso, as empresas podem faturar o quanto puderem.

Com a implantação da EIRELI, o Governo conseguiu reduzir de forma astronômica o trabalho informal, especialmente dos profissionais liberais que antes atuavam de forma autônoma.

Com essa modalidade, todos os profissionais podem atuar dentro da legalidade, sem riscos de fiscalização. Em contrapartida, o Governo recolhe os impostos decorrente das operações.

4- O patrimônio Pessoal do Empresário não é afetado com dívidas da empresa

Uma das principais vantagens de uma EIRELI sem dúvida nenhuma é a responsabilidade limitada ao CNPJ que o empresário terá caso a empresa contrair dívidas.

O seu patrimônio pessoal não será afetado em nenhuma hipótese, pois o mecanismo da EIRELI é a separação entre os patrimônios, pois a pessoa jurídica nada tem a haver com a pessoa física nesse caso.

5- Outras empresas podem se tornar EIRELI

Ou seja, não é somente uma nova empresa que está nascendo que pode ser EIRELI, as empresas individuais ou de qualquer outro tipo de sociedade podem ser transformadas em EIRELI, pois o objetivo é a continuidade da empresa com a concentração das cotas em um único sócio.

Isso quer dizer que uma empresa com mais sócios não precisa fechar as portas caso um dos sócios queira continuar, bastar enquadrar ela como EIRELI, isso independente da sua modalidade societária.

Vale lembrar que o proprietário de uma empresa EIRELI não pode ter o nome em mais nenhum quadro societário de outra empresa. Ou seja, fica realmente limitado a um único negócio.

Porém, se o empresário não tem projetos de atuar com outras empresas como sócio, então é perfeitamente possível aproveitar as vantagens de uma EIRELI.

Fonte: senhorcontabil.com.br

 

Compartilhe este post:

Desenquadramento de MEI: Quais seus benefícios?

Desenquadramento de MEI: benefícios, como funciona e como fazer. O desenquadramento do MEI acontece quando uma pessoa ou empresa deixa de atender pelo menos um dos requisitos para ser MEI. Confira alguns exemplos na matéria em nosso blog

Leia mais

Empreendedorismo digital: partindo para a ação!

O empreendedorismo digital é uma tendência cada vez mais presente no mercado, graças ao crescimento e a popularização da internet. E você sabe o que é empreendedorismo digital? Veja a conteúdo completo em nosso blog e entenda mais sobre o assunto!

Leia mais

Benefícios fiscais

O que são e quem pode usufruir?

Leia mais