Entender os conceitos de empresa matriz e filial é muito importante para qualquer um que queira investir no sonho de empreender. Uma empresa matriz e filial são a mesma pessoa jurídica, compostas pelo mesmo quadro societário, porém uma está subordinada à outra. 

O que é matriz?

Chama-se matriz a empresa que possui outros CNPJ subordinados a ela. É na matriz onde a gestão do negócio é feita e também onde se define o regulamento da marca. Ela responde legalmente por todas as suas extensões, podendo até mesmo ficar comprometida com os débitos tributários de suas filiais.

O que é filial?

Uma filial é a extensão de uma empresa já existente, ela é gerida e deve sempre responder aos comandos da matriz. Vale ressaltar que ela é criada por determinação estratégica do dono da matriz. O intuito da sua criação, geralmente, é expandir o negócio e alcançar um novo público. 

Isso pode te lembrar das famosas franquias, mas não se engane, não é a mesma coisa.

A filial é criada pelo mesmo grupo societário da matriz, enquanto a franquia é comprada por uma terceira pessoa que quer investir com uma marca que já existente é consolidada. São coisas bem diferentes.

Partes tributária e contábil

Como as duas empresas são vistas como uma única pessoa, a parte tributária também é vista dessa forma. Então, para fins de pagamento de imposto, é considerado o faturamento da matriz somado ao de todas as filiais.

Essa somatória é devida tanto para cálculo e apuração do imposto mensal, quanto para determinação do regime tributário das empresas.

A execução dos trabalhos contábeis para a empresa matriz e para a filial podem ser realizadas de forma centralizada ou descentralizada. Na forma centralizada, a escrituração contábil (fechamento do balanço patrimonial, balancete e DRE) é toda feita na empresa matriz. 

Agora quando é feita de maneira descentralizada, a escrituração contábil é realizada em cada unidade e somente no final do período é que é feita a combinação dessas informações sendo levantados dados por cada unidade.

Nesse cenário, cada filial é tratada como se fosse uma empresa à parte, registrando de maneira individualizada toda sua movimentação financeira, receita, despesas, estoque, passivos e ativos.

Quanto à parte gerencial da empresa matriz e filial, é preciso controlar a rentabilidade de forma individual para medir o desempenho de cada unidade, além das peculiaridades fiscais dos produtos de cada estabelecimento.

Abrir uma filial: vantagens x desvantagens

A filial preserva o mesmo quadro societário da matriz e permite que os sócios tenham acesso direto ao lucro das filiais, mas isso não quer dizer que será possível ter total controle das atividades operacionais. 

Ela tem o objetivo de alcançar novos públicos e, dessa forma, pode conseguir consolidar muito bem a marca no mercado. 

Compartilhe este post:

Um sócio pode ser empregado na empresa?

Um sócio cotista pode ser registrado como empregado na empresa? Para responder a esse questionamento é necessário fazer uma análise multidisciplinar do direito do trabalho, previdenciário e de empresa, para entender a figura do sócio e do empregado.

Leia mais

Atitudes que aceleram o crescimento da sua empresa

A transformação digital tem revolucionado todos os setores do mercado. Proporcionando muitos benefícios, com soluções mais tecnológicas para garantir o crescimento sustentável de seu negócio. Inspire-se com as dicas para fortalecer o seu negócio.

Leia mais

CFOP - Tabela Completa

CFOP é o Código Fiscal de Operações e de Prestações, e ele é indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros.

Leia mais