25/07/2022

Gestão de equipes na sua empresa como implementar?

empreendedor Empreender Dicas Empresário equipe Gestão empresarial liderança

Contabilidade Cruz

Para criar equipes eficazes, é necessário manter um ambiente múltiplo, que reforce a capacidade de inovação da empresa, garantir funções adequadas às habilidades dos trabalhadores, que aumentam a satisfação no trabalho e determinar objetivos claros, mas tangíveis para o crescimento profissional.

As empresas tendem a ser mais competitivas e inovadoras quando formam equipes multidisciplinares, que contemplam perfis distintos. Essa multiplicidade favorece o brainstorming e a colaboração.

Isso, porque cada pessoa tem uma perspectiva única, baseada em suas experiências de vida e aprendizados, e quando esses pontos de vista são somados amplia-se o cenário e as oportunidades: surgem ideias criativas e respostas para problemas difíceis.

A colaboração favorece a agilidade das entregas, o cumprimento de prazos, a qualidade dos resultados, e, consequentemente, a eficiência global. Quando um componente do grupo tem problemas, os demais profissionais podem ajudá-lo e até substituí-lo, pois entendem do trabalho e sabem como executá-lo.

O trabalho em equipe também cria um senso de pertencimento que ajuda o profissional a reconhecer sua parcela de responsabilidade na busca por bons resultados.

Ao sentir que o seu trabalho é valorizado e que objetiva algo maior — e semelhante ao que os outros membros da equipe também almejam, cada componente do todo se sente mais motivado a trabalhar melhor.

As equipes eficazes descobriram a dinâmica dos relacionamentos bem-sucedidos. Parte do pressuposto de que é preciso respeitar as diferenças e potencializar habilidades individuais, mas com enfoque na coesão necessária para alcançar os objetivos.

Isso reforça os valores propagados pela cultura organizacional e garante que os profissionais desenvolvam sentimentos como a empatia, a compreensão e o respeito.

Quais as características das equipes eficazes?

Embora várias características favoreçam a criação de equipes eficazes, existem qualidades que precisam ser incentivadas e desenvolvidas constantemente. A flexibilidade, por exemplo, permite que os membros da equipe trabalhem bem em qualquer atividade e isso otimiza os resultados.

Além disso, alguns indivíduos na equipe devem ser hábeis na resolução de problemas, ter pensamento crítico, postura analítica e saber ouvir. São eles que manterão a cultura da inovação sempre relevante, pois incentivarão a discussão e saberão aceitar novas ideias.

Veja outras características importantes a seguir.

  • ·         Organização;
  • ·         Inovação;
  • ·         Comunicabilidade;
  • ·         Unicidade;
  • ·         Adaptabilidade;
  • ·         Respeito.

Fonte:Rockcontent

Compartilhe este post:

Calendário (OBRIGAÇÕES DA EMPRESA) AGOSTO – 2023

Calendário (OBRIGAÇÕES DA EMPRESA) AGOSTO – 2023

Leia mais

Calendário (obrigações da empresa) Setembro – 2022

Calendário (obrigações da empresa) Setembro – 2022

Leia mais

IR 2021: Como casais divorciados devem declarar

Contribuintes divorciados – e que tenham filhos – podem deduzir os gastos que tiveram com esses dependentes na declaração do Imposto de Renda (IR).

Leia mais