Para criar equipes eficazes, é necessário manter um
ambiente múltiplo, que reforce a capacidade de inovação da empresa, garantir
funções adequadas às habilidades dos trabalhadores, que aumentam a satisfação
no trabalho e determinar objetivos claros, mas tangíveis para o crescimento
profissional.
As empresas tendem a ser mais competitivas e inovadoras quando formam
equipes multidisciplinares, que contemplam perfis distintos. Essa
multiplicidade favorece o brainstorming e a colaboração.
Isso, porque cada pessoa tem uma perspectiva única, baseada
em suas experiências de vida e aprendizados, e quando esses pontos de vista são
somados amplia-se o cenário e as oportunidades: surgem ideias criativas e respostas para problemas difíceis.
A colaboração favorece a agilidade das entregas, o cumprimento de prazos, a qualidade dos
resultados, e, consequentemente, a eficiência global.
Quando um componente do grupo tem problemas, os demais profissionais podem
ajudá-lo e até substituí-lo, pois entendem do trabalho e sabem como executá-lo.
O trabalho em equipe também cria um senso de pertencimento que ajuda o profissional a reconhecer sua
parcela de responsabilidade na busca por bons resultados.
Ao sentir que o seu trabalho é valorizado e que objetiva
algo maior — e semelhante ao que os outros membros da equipe também almejam,
cada componente do todo se sente mais motivado a trabalhar melhor.
As equipes eficazes descobriram a dinâmica dos
relacionamentos bem-sucedidos. Parte do pressuposto de que é preciso respeitar as diferenças e potencializar habilidades individuais,
mas com enfoque na coesão necessária para alcançar os
objetivos.
Isso reforça os valores propagados pela cultura
organizacional e garante que os profissionais desenvolvam sentimentos como
a empatia, a compreensão e o respeito.
Quais as
características das equipes eficazes?
Embora várias características favoreçam a criação de equipes
eficazes, existem qualidades que precisam ser incentivadas e desenvolvidas constantemente.
A flexibilidade, por exemplo, permite que os
membros da equipe trabalhem bem em qualquer atividade e isso otimiza os
resultados.
Além disso, alguns indivíduos na equipe devem ser hábeis na
resolução de problemas, ter pensamento crítico, postura analítica e saber
ouvir. São eles que manterão a cultura da inovação sempre
relevante, pois incentivarão a discussão e saberão aceitar novas ideias.
Veja outras características importantes a seguir.
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Organização;
- ·
Inovação;
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Comunicabilidade;
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Unicidade;
- ·
Adaptabilidade;
- ·
Respeito.
Fonte:Rockcontent