17/04/2023

Um sócio pode ser empregado na empresa?

Abertura de empresas empreendedor Empreender empreendimento Empresário Gestão empresarial Negócio

Contabilidade Cruz

Um sócio cotista pode ser registrado como empregado na empresa?

Para responder a esse questionamento é necessário fazer uma análise multidisciplinar do direito do trabalho, previdenciário e de empresa, para entender a figura do sócio e do empregado.

No âmbito do direito empresarial, o sócio é aquele que celebra com outras pessoas um contrato de sociedade, obrigando-se a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. A sociedade pode ser empresária ou simples, a depender do seu objeto.

No âmbito previdenciário, o sócio, solidário, gerente, de serviço e cotista, que recebe remuneração da empresa é considerado segurado obrigatório do RGPS na qualidade de contribuinte individual, a partir da vigência da Lei n. 9.876/99 - anteriormente enquadrava-se na figura de segurado empresário.

No âmbito trabalhista, o sócio de uma sociedade é o empregador. E, segundo o art. 2º da CLT, o empregador é aquele que admite, assalaria e dirige a prestação de serviços de empregados.

Já o empregado é toda pessoa física que presta serviços subordinados ao empregador, nos termos do art. 3º da CLT.

Dito isso, o sócio é o empresário, o empregador, assim, poderia ser contrato como empregado em sua empresa? A resposta é NÃO, visto que não se subordina a si mesmo.

Mas, se foi feito o registro? O ato é considerado nulo, exceto se se tratar de uma sociedade fake, ou seja, de um falso sócio inserido em um contrato social para simular sociedade empresária com o fito de acobertar o sócio verdadeiro, mais conhecido como ‘sócio laranja’ ou ‘testa de ferro’.

Você , precisa de mais informações a respeito do assunto?

Entre em contato com o #time Cruz. 📲💻
Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar você̂!! 🚀✨

Compartilhe este post:

Profissional liberal pode ser MEI?

Quem decide trabalhar por conta própria se depara geralmente com algumas denominações como profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs).

Leia mais

Desenquadramento de MEI: Quais seus benefícios?

Desenquadramento de MEI: benefícios, como funciona e como fazer. O desenquadramento do MEI acontece quando uma pessoa ou empresa deixa de atender pelo menos um dos requisitos para ser MEI. Confira alguns exemplos na matéria em nosso blog

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa Março/2021

Calendário de Obrigações da Empresa - Março/2021! 🗓️✔️ Mantenha-se informado!

Leia mais