17/04/2023

Um sócio pode ser empregado na empresa?

Abertura de empresas empreendedor Empreender empreendimento Empresário Gestão empresarial Negócio

Contabilidade Cruz

Um sócio cotista pode ser registrado como empregado na empresa?

Para responder a esse questionamento é necessário fazer uma análise multidisciplinar do direito do trabalho, previdenciário e de empresa, para entender a figura do sócio e do empregado.

No âmbito do direito empresarial, o sócio é aquele que celebra com outras pessoas um contrato de sociedade, obrigando-se a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. A sociedade pode ser empresária ou simples, a depender do seu objeto.

No âmbito previdenciário, o sócio, solidário, gerente, de serviço e cotista, que recebe remuneração da empresa é considerado segurado obrigatório do RGPS na qualidade de contribuinte individual, a partir da vigência da Lei n. 9.876/99 - anteriormente enquadrava-se na figura de segurado empresário.

No âmbito trabalhista, o sócio de uma sociedade é o empregador. E, segundo o art. 2º da CLT, o empregador é aquele que admite, assalaria e dirige a prestação de serviços de empregados.

Já o empregado é toda pessoa física que presta serviços subordinados ao empregador, nos termos do art. 3º da CLT.

Dito isso, o sócio é o empresário, o empregador, assim, poderia ser contrato como empregado em sua empresa? A resposta é NÃO, visto que não se subordina a si mesmo.

Mas, se foi feito o registro? O ato é considerado nulo, exceto se se tratar de uma sociedade fake, ou seja, de um falso sócio inserido em um contrato social para simular sociedade empresária com o fito de acobertar o sócio verdadeiro, mais conhecido como ‘sócio laranja’ ou ‘testa de ferro’.

Você , precisa de mais informações a respeito do assunto?

Entre em contato com o #time Cruz. 📲💻
Nossa equipe de especialistas está preparada para auxiliar você̂!! 🚀✨

Compartilhe este post:

Qual a importância do planejamento tributário?

Um dos maiores desafios das empresas é o grande número de contribuições obrigatórias no Brasil. O objetivo dessas informações é justamente buscar formas legais de redução de carga tributária, analisando os incentivos fiscais e as formas de tributação.

Leia mais

Custo médio: Aprenda como calcular!

O custo médio é o valor médio de um produto em estoque, considerando o valor pago e a quantidade de produtos. O custo médio é um dos métodos de controle de estoque mais populares entre empresas brasileiras. Confira mais sobre o assunto em nosso blog.

Leia mais

Certificação Digital

Uma ferramenta importante para a segurança dos seus dados

Leia mais