Todo gestor sabe que não existe fórmula mágica para alcançar o sucesso de uma empresa. Além de um bom planejamento, organizar processos administrativos, fazer um gerenciamento de recursos humanos, é fundamental pensar os riscos a que a empresa está exposta.

Competitividade de mercado, alterações econômicas e políticas, inadimplência, questões fiscais, e uma série de outros fatores internos e externos são situações que podem atrapalhar o andamento dos negócios. Dentre eles estão os riscos fiscais e financeiros, sendo os principais problemas que podem bater à porta da sua empresa mais cedo ou mais tarde. 

O que é a gestão e análise de riscos?

Primeiramente é importante destacar que os riscos podem surgir de questões internas e externas à empresa, e causam os famosos imprevistos e incertezas na gestão.

O termo “gestão” ou “práticas gerenciais” são expressões muito conhecidas no mundo corporativo, justamente por sua relevância em todos os processos empresariais. Independente da função que o profissional desempenha, ou ainda se não conhece exatamente como funciona a gestão fiscal e financeira, ela está presente.

De forma geral, essa gestão abrange um conjunto de procedimentos que são desenvolvidos para gerenciar o capital financeiro envolvido em todas as transações da empresa, assim como as obrigações tributárias. São os processos que envolvem a gestão de documentos.

Como proteger sua construção de riscos fiscais e financeiros?

Há uma gama extremamente abrangente de todas possibilidades de riscos que envolvem o setor financeiro e fiscal, sejam aqueles oriundos de erros internos, ou até aqueles que não são previsíveis por serem externos.

Porém, ainda é possível desenvolver estratégias que analisem tais riscos conforme alguns critérios.

  • •             Liste as possibilidades de riscos financeiros e fiscais;
  • •             Considere os riscos sem precedentes;
  • •             Identifique o grau de ameaça de cada risco;
  • •             Estabeleça um plano de ação para evitar riscos.

Evitar exposição da empresa a esses riscos é essencial, pois no futuro será poupado trabalho e esforços. É por esse motivo que é necessário analisar qual risco será contornado, qual será eliminado, a forma como será tratado, qual o prazo para ser encerrado, assim como definir responsáveis pelo gerenciamento deles, entre outras definições conforme o modelo de negócios adotado.

A gestão financeira e fiscal, quando executadas de modo eficiente, garante muitos benefícios ao desenvolvimento empresarial, afinal, coloca a organização em outro nível competitivo.
Markup: o que é, importância e como calcular

O markup é uma métrica de precificação de produtos e serviços que tem como principal ponto de referência, todas as despesas relacionadas a produção do produto ou execução do serviço e a sua venda.

Nesse sentido, por meio de seu cálculo é feito a dedução entre o preço de venda e o preço de custo. Para isso, ele se baseia em três indicadores: 

        Custos fixos e variáveis do negócio;

        Custo de produção;

        Margem de lucro desejada.

Essa é uma estratégia importante, pois possibilita que a empresa consiga obter um preço justo relacionado ao seu produto ou serviço e ainda conseguir um bom lucro a partir disso. Por isso, ele deve ser utilizado de forma estratégica pelas empresas.

É muito importante para empresas não apenas por ajudar na precificação. Mas sobretudo, porque ele oferece ao gestor um conhecimento profundo a respeito dos processos de produção.

Dessa maneira, é possível entender não apenas os custos de cada etapa de manufatura do seu produto, mas também como cada uma delas influencia no preço final e se relaciona com o todo. 

O markup traz mais segurança ao gestor, já que a sua aplicação é relativamente simples e vale tanto para produtos, quanto para serviços. No caso de empresas de serviços, ele é importante, pois existem alguns aspectos da precificação que são intangíveis, como o tempo, por exemplo. 

Dessa forma, esta estratégia de precificação oferece um panorama com os custos que muitas vezes não são considerados. 

Compartilhe este post:

Benefícios da tecnologia na construção civil

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o setor da construção civil. Não somente na busca por uma maior eficiência e produtividade no processo, mas também na qualidade do que é mostrado para o cliente.

Leia mais

Calendário - Obrigações da Empresa - Março 2024

Essas são todas as obrigações referente ao mês de março.

Leia mais

Como vender mais gastando pouco

Vender é maravilhoso, e lucrar mais ainda. Todos precisamos disso, afinal de contas, nenhuma empresa sobrevive sem lucro. Só que nem sempre vender significa lucrar.

Leia mais