A gestão financeira da imobiliária é um desafio mensal. Como depende muito das negociações, há muita flutuação nos recebíveis, enquanto o custo-fixo costuma se manter inalterado. 

Por isso, cabe a você gestor, ter um excelente planejamento, controlando o orçamento nos meses de alta, para compensar aqueles não tão bons e evitar que a imobiliária entre no vermelho, o que pode inclusive comprometer o futuro do negócio.

Para evitar que isso ocorra, uma excelente gestão financeira e com o auxílio da contabilidade garante longevidade à empresa e permite inclusive que ela se diferencie do mercado.

Quer saber como? Confira abaixo:

Cada coisa em seu lugar

A primeira dica é separar as contas — uma regra que vale para qualquer negócio.

A dica é que já no início do negócio uma conta bancária exclusiva da empresa seja criada, para que você tenha exata noção dos valores que entram e tenha maior controle das despesas. Isso permite ainda que você tenha real noção do faturamento da sua empresa, se ela está conseguindo se manter sozinha.

Controle da inadimplência

Como em qualquer negócio, a inadimplência pode ser um sério problema para a saúde financeira da sua imobiliária. Por isso, ter um gerenciamento rígido é essencial para evitar qualquer furo orçamentário.

Por isso, é importante conhecer detalhadamente os prazos definidos em contrato e as penalidades em caso de atrasos na quitação dos valores acordados. Contar com a tecnologia pode ser um excelente aliado.

No mercado, há softwares que auxiliam na: Emissão de boleto, envio de boletos por e-mail, opção de reajuste automático de aluguel, controle de inadimplência, baixa de boletos emitidos, controle de contas quitadas, informações de pendências de contrato, entre outros.

Tenha um planejamento financeiro

Outro fator essencial é um bom planejamento financeiro. Este permite que você compreenda o fluxo de caixa e organize os processos contábeis. E nesse segmento torna-se ainda mais vital, principalmente pela variação financeira que pode ocorrer no setor, ou seja, em um mês você pode ter a venda de vários imóveis, enquanto no outro nenhum negócio é fechado.

Sendo assim, com um planejamento financeiro você pode se organizar para que os meses de alta compensem àqueles de baixo faturamento. Desta forma, você passa a compreender qual é o custo-fixo do seu negócio e se organiza para que nunca faltem recursos para os pagamentos necessários.


Faça uma gestão financeira para imobiliária inteligente

Faça sempre uma gestão financeira inteligente da sua imobiliária. Capacite sua equipe e os deixe a par das necessidades do seu negócio.

Uma ótima alternativa é também criar um plano de metas, para que seus colaboradores trabalhem de forma mais motivada em busca dos resultados.

Além disso, contar com uma contabilidade parceira é importante para uma gestão financeira eficiente em seu negócio. 

Fonte:gestaocont 

Entre em contato e conte conosco! A nossa #equipe de especialistas, está preparada para auxiliar você em todos os processos! 🚀✨🏆💪

Compartilhe este post:

Assessoria contábil para prestadores de serviços

O segmento de serviços é um setor que abarca uma gama enorme de profissionais, consultores em geral, profissionais de marketing, arquitetos, dentistas, esteticistas e os próprios contadores são exemplos.

Leia mais

Crescimento da empresa:

Como impulsionar e quais desafios superar?

Leia mais

Redução de custos fixos e variáveis

O que fazer para melhorar a saúde financeira do seu negócio e, de quebra, reduzir os gastos mensais? Confira nossa matéria completa e saiba como melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Leia mais