No âmbito da gestão de obras, existem diversos fatores que precisam ser gerenciados para que o resultado de alta performance seja, de fato, alcançado. Dentre eles, podemos dizer que as habilidades comportamentais fazem toda a diferença.
Mas o que significa possuir ou não tais habilidades?
As habilidades comportamentais são o conjunto de habilidades que você e sua
equipe devem explorar para utilizar plenamente as suas competências e alcançar
os melhores resultados. E um ponto que você precisa entender é que essas
habilidades vão muito além da técnica. Elas dizem respeito ao tipo de
profissional que você demonstra ser e é o que vai diferenciar o seu trabalho do
de outros profissionais.
Colaboração, comunicação, desempenho e adaptação são alguns exemplos de
habilidades comportamentais que devem estar presentes no dia a dia de
todo líder ou gestor e sua equipe.
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Colaboração dentro de um trabalho em equipe é essencial:
Colaborar, quer dizer, trabalhar com uma ou
mais pessoas de forma cooperativa e participativa. Sendo assim, toda a equipe –
desde os engenheiros, pedreiros, carregadores, gestores de obras – deve
desenvolver o papel de colaboradores.
Essa habilidade vem em primeiro lugar, tendo
em vista a sua relação de importância entre a execução e o planejamento. Quando
um gestor possui essa habilidade, os colaboradores automaticamente se sentem
parte do projeto, ficando à vontade para expor suas opiniões e criando um
ambiente de trabalho mais positivo e conjunto. E quando todos trabalham
juntos, a empresa cresce junto, não é mesmo?
Sendo assim, a colaboração é essencial para
que os objetivos definidos sejam alcançados por todos, e tudo isso acontece
através do impulsionamento da equipe, reuniões semanais para compartilhamento
de ideias e feedbacks, e o consequente envolvimento de todas as partes com um
objetivo em comum.
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A importância de uma comunicação clara e acessível:
Uma comunicação clara e acessível deve fazer
parte da rotina de qualquer empresa e no âmbito da gestão de obras não poderia
ser diferente. Para lidarmos com demandas dentro e fora do canteiro de obras,
precisamos entender que a comunicação é primordial e se traduz de várias
formas: a forma como agimos diante de um problema, como nos vestimos, a
qualidade das atividades, a forma como exteriorizamos nossas opiniões, tudo faz
parte da comunicação.
Ou seja, além de saber usar as ferramentas ao
seu redor, um bom gestor também sabe lidar com a comunicação da equipe,
buscando ouvir opiniões, sugestões, informações e compreender qual a visão de
todos para um mesmo objetivo em comum.
Para aplicar essa segunda habilidade deve ser
estabelecido um canal de comunicação direto entre a equipe, por meio
de rotinas, reuniões semanais, assim como murais de indicadores, quadros,
e-mails, entre outros. Afinal, o controle de restrições e programações semanais
fazem parte do canal de comunicação.
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Um bom desempenho gera um bom resultado:
O desempenho é responsável por nortear o
caminho que deve ser seguido, pois é através dele que as metas serão traçadas
para que o produto final seja entregue. Sendo assim, o desempenho deve ser
contínuo, com metas coerentes, elaboração de cronogramas e consequente
potencialização de resultados.
Dessa forma, para controlar o desempenho é
preciso elaborar um controle de indicadores, no qual devem ser estabelecidos
requisitos no domínio do projeto, da obra e da equipe, suas forças e fraquezas.
Afinal, é fundamental o desenvolvimento de indicadores estratégicos que trarão
o potencial de decisão para o gestor e um bom resultado para a equipe.
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Adaptar-se pode ser o segredo:
Na construção civil, o profissional precisa
entender que o seu trabalho depende de uma adaptação constante, afinal, terá
que lidar com tipos de obras diferentes, equipes diferentes, e saber usar as suas
habilidades comportamentais a seu favor pode trazer resultados que irão te
diferenciar no mercado.
Então, a adaptação é a aplicação de todas as
demais habilidades, permitindo a flexibilidade e resiliência para atuar em
diversos campos, com diferentes colaboradores e dinâmicas. Como falamos
anteriormente, isso não promove somente o diferencial da carreira, mas a
celeridade que o setor nos exige no processo de adaptação
Para
aplicar isso de forma prática, você pode:
- · realizar um controle de lições aprendidas, ou seja, sempre registrar os dados e aprendizagem de projetos anteriores, para embasar com técnica o próximo projeto;
- · ser resiliente, saber ouvir e inovar em cada projeto;
- ·
buscar consumir conteúdo da
construção civil, com o intuito de estar em constante desenvolvimento.
Podemos concluir que essas habilidades
comportamentais são essenciais no desenvolvimento de uma gestão de obras de
alta performance. E se você ainda não está aplicando-as da forma correta na sua
gestão, você está perdendo tempo!
Fonte: sienge