18/04/2022

O que é Certificado Digital?

Abertura de empresas contabilidade empreendedor Empreender Negócio Santa Catarina

Contabilidade Cruz

O certificado digital é uma assinatura eletrônica equivalente à sua assinatura manual, só que é um arquivo eletrônico com uma senha. E através dele que você pode comprovar que é você mesmo assinando um respectivo documento de forma digital e segura. O intuito dessa forma de assinatura é a segurança e a digitalização dos processos junto aos órgãos públicos.

Agora vamos falar um pouco sobre os dois tipos de certificados digitais que existem: o Certificado Digital e-CPF e o Certificado Digital e-CNPJ

Para que serve o e-CPF?

Você como pessoa física já pode imaginar que o e-CPF será de grande utilidade certo?

O e-CPF serve para que você assine de forma digital documentos com validade jurídica, ele é seguro pois usa criptografia de dados. Independente do lugar onde você esteja você pode estar assinando digitalmente sem precisar se deslocar e sem papelada.

Com o e-CPF você também pode criar procurações eletrônicas, acessar a Receita Federal e abrir uma empresa. Pode ser instalado no computador, ou você pode leva-lo em um cartão, token ou até mesmo na nuvem.

Para que serve o e-CNPJ?

O e-CNPJ é a assinatura digital da sua empresa, ele serve para a empresas assinarem digitalmente documentos, declarações e obrigações junto aos órgãos públicos.

E ele tem muitas funcionalidades, dentre elas também pode se acessar o site da receita federal, fazer procurações, pagar impostos e assinar notas fiscais. Além de enviar dados previdenciários e trabalhistas, auxiliar nas transações bancarias com segurança entre outras.

Desse modo, você empresário pode economizar tempo e dinheiros em muitas situações, onde antes você precisava ir até os lugares para assinar, com o e-CNPJ você pode assinar digitalmente. Além de ficar livre de tanta papelada, e burocracia, assim ficando organizado digitalmente e de forma mais segura.

Você pode se perguntar, se é preciso ter um Certificado Digital para abrir uma empresa?

Sim! No estado de Santa Catarina, você precisa ter o Certificado Digital do tipo e-CPF. Na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina os processos de abertura de empresas são feitos de forma eletrônica. É necessário que os sócios tenham o seu certificado digital e-CPF para assinar o seu contrato social.

Fonte: duoexo 

Compartilhe este post:

Como investir em uma franquia

Investir em uma franquia pode ser um assunto que gera muitas dúvidas. Leia a matéria completa em nosso blog, e entenda os benefícios e as melhores opções para seu negócio.

Leia mais

Dicas de educação financeira.

Certamente você já ouviu falar sobre educação financeira, afinal de contas, nos últimos tempos esse tem sido o assunto do momento. Quer aprender mais sobre educação financeira e eliminar ciclos que estão atrasando o seu desenvolvimento? Confira as dicas!

Leia mais

7 princípios para desenvolver uma boa liderança

Você deseja aprender sobre liderança para se tornar um líder de sucesso? ✨🚀 Confira nosso conteúdo especial sobre o assunto!

Leia mais