Os gestores precisam saber realizar a
previsão de receitas e despesas para que os negócios sejam-bem sucedidos.
A previsibilidade do faturamento é
relevante para as tomadas de decisões relacionadas aos investimentos e para
o planejamento estratégico. Veja o que é a receita recorrente e suas vantagens para o seu
negócio.
Receita recorrente é o faturamento da
venda de soluções que são pagas com frequência, preestabelecida durante um
período específico. Geralmente, os valores entram no caixa todos os meses,
e podem ser obtidos por meio de um modelo de assinatura ou da adesão a
serviços contratados pelos clientes.
Quais são os benefícios de ser ter receita recorrente para a empresa?
A receita recorrente garante o fluxo de renda contínua, a partir de uma
atividade que permite o acesso a certo serviço, que será prestado no decorrer
do tempo. Os consumidores pagam enquanto pretendem usufruir de uma solução,
já que são livres para requerer a interrupção dos serviços.
Veja, a seguir, as principais vantagens desses rendimentos:
- · Maior controle financeiro:
As receitas recorrentes oferecem maior controle financeiro aos
empreendedores, que sabem exatamente qual é o número de contratantes dos seus
serviços. O monitoramento é realizado por meio dos dados sobre o comportamento
dos clientes, o tempo de relacionamento com eles, os pagamentos realizados em
dia etc. Diante disso, o gestor controla o fluxo de caixa e toma decisões
mais certeiras.
- · Retenção de clientes:
A contratação de serviços auxilia na atração e fidelização de clientes,
que dificilmente vão procurar a concorrência se estiverem satisfeitos.
O cliente fiel gera receita recorrente para a empresa e possibilita
prever os lucros que serão obtidos nos meses seguintes. Organize o seu negócio
para oferecer atendimento com excelência e promova a satisfação do seu público.
- · Previsão de leads:
A geração de leads faz parte do plano para a obtenção de
receita recorrente. Mantenha o foco no crescimento do negócio e crie
estratégias para elevar o faturamento mensal.
Otimize os processos, invista em treinamentos e em marketing digital
para atrair os potenciais consumidores e aumentar as vendas de seus serviços.
Utilize métricas para ter projeções confiáveis.
- · Gerenciamento de estoque:
Caso a sua profissão exija o uso de produtos para atender aos clientes,
é necessário gerenciar o estoque de forma adequada. Ao saber o número de leads
que normalmente são convertidos todos os meses, e a quantidade de clientes
fiéis, você conseguirá ter um controle mais efetivo, evitar a compra de
materiais desnecessários e melhorar a saúde do negócio.
Agora que você já conhece os maiores benefícios desses rendimentos para
a sua empresa. Essas são apenas algumas vantagens de ter negócios bem
estruturados e que podem conseguir uma posição de destaque no mercado. Fique
atento às possibilidades de aumentar os lucros e crescer de forma saudável.
Fonte: wecont
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