20/06/2022

O que é receita recorrente? Conheça os benefícios

economia empreendedor Empreender empreendimento Empresário Gestão Empresarial Impostos liderança Negócio plano de negócio Santa Catarina Tijucas

Contabilidade Cruz

Os gestores precisam saber realizar a previsão de receitas e despesas para que os negócios sejam-bem sucedidos.

A previsibilidade do faturamento é relevante para as tomadas de decisões relacionadas aos investimentos e para o planejamento estratégico. Veja o que é a receita recorrente e suas vantagens para o seu negócio.

Receita recorrente é o faturamento da venda de soluções que são pagas com frequência, preestabelecida durante um período específico. Geralmente, os valores entram no caixa todos os meses, e podem ser obtidos por meio de um modelo de assinatura ou da adesão a serviços contratados pelos clientes.

Quais são os benefícios de ser ter receita recorrente para a empresa?

A receita recorrente garante o fluxo de renda contínua, a partir de uma atividade que permite o acesso a certo serviço, que será prestado no decorrer do tempo. Os consumidores pagam enquanto pretendem usufruir de uma solução, já que são livres para requerer a interrupção dos serviços.

Veja, a seguir, as principais vantagens desses rendimentos:

  • ·         Maior controle financeiro:

As receitas recorrentes oferecem maior controle financeiro aos empreendedores, que sabem exatamente qual é o número de contratantes dos seus serviços. O monitoramento é realizado por meio dos dados sobre o comportamento dos clientes, o tempo de relacionamento com eles, os pagamentos realizados em dia etc. Diante disso, o gestor controla o fluxo de caixa e toma decisões mais certeiras.

  • ·         Retenção de clientes:

A contratação de serviços auxilia na atração e fidelização de clientes, que dificilmente vão procurar a concorrência se estiverem satisfeitos. O cliente fiel gera receita recorrente para a empresa e possibilita prever os lucros que serão obtidos nos meses seguintes. Organize o seu negócio para oferecer atendimento com excelência e promova a satisfação do seu público.

  • ·         Previsão de leads:

A geração de leads faz parte do plano para a obtenção de receita recorrente. Mantenha o foco no crescimento do negócio e crie estratégias para elevar o faturamento mensal.

Otimize os processos, invista em treinamentos e em marketing digital para atrair os potenciais consumidores e aumentar as vendas de seus serviços. Utilize métricas para ter projeções confiáveis.

  • ·         Gerenciamento de estoque:

Caso a sua profissão exija o uso de produtos para atender aos clientes, é necessário gerenciar o estoque de forma adequada. Ao saber o número de leads que normalmente são convertidos todos os meses, e a quantidade de clientes fiéis, você conseguirá ter um controle mais efetivo, evitar a compra de materiais desnecessários e melhorar a saúde do negócio.

Agora que você já conhece os maiores benefícios desses rendimentos para a sua empresa. Essas são apenas algumas vantagens de ter negócios bem estruturados e que podem conseguir uma posição de destaque no mercado. Fique atento às possibilidades de aumentar os lucros e crescer de forma saudável.

Fonte: wecont

Entre em contato!

Nosso time de especialistas está preparado para auxiliar você em todos os processos de abertura da sua empresa! 📲💻

Compartilhe este post:

Lucratividade e rentabilidade: suas diferenças

Entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade é importante para conhecer exatamente quais são os resultados de um negócio.”

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa Julho/2021

Confira o Calendário de Obrigações da Empresa - Julho/2021! 🗓️✔️ Mantenha-se informado! ✨🚀

Leia mais

Benefícios da tecnologia na construção civil

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o setor da construção civil. Não somente na busca por uma maior eficiência e produtividade no processo, mas também na qualidade do que é mostrado para o cliente.

Leia mais