19/09/2022

Qual o melhor regime tributário para sua empresa?

Abertura de empresas contabilidade economia empreendedor Empreender empreendimento Empresário Gestão empresarial Negócio plano de negócio

Contabilidade Cruz

Já imaginou pagar mais imposto do que deveria? Essa é a realidade de muitos empreendedores por não se atentarem no momento de escolher o regime tributário correto para sua empresa. Por isso, é importante compreender o regime tributário que se encaixa para o seu negócio.

Os 3 tipos principais são: 

  • ·         Simples Nacional: Esse regime de tributação tem o intuito de simplificar os pagamentos de tributos por parte de pequenas e médias empresas cadastradas como ME, EPP e MEI. Isso, claro, descomplica bastante a vida dos pequenos empreendedores.  Para se enquadrar nesse regime de tributação, a empresa deve ter faturamento estabelecido de acordo com as regras.
  • ·         Lucro presumido: Esse regime está destinado a empresas que faturam até 78 milhões por ano. Calcula-se as alíquotas a serem pagas com base em uma estimativa elaborada de acordo com a categoria à qual a empresa pertence. Nessa regra não entra o PIS E COFINS que podem ser calculados no regime cumulativo e não cumulativo.  Os impostos estaduais e municipais seguem regimes próprios definidos por cada entidade municipal e estadual.
  • ·         Lucro real: Diferente do regime de Lucro presumido, no Lucro real, o imposto a ser pago é calculado no lucro realmente obtido e não com base em estimativas. Ele é obrigatório para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Há a possibilidade de a empresa escolher pagar os tributos mensalmente ou trimestralmente, com base no lucro líquido, ou seja, a empresa precisa determinar a diferença entre receitas e despesas no período. Ao final do ano, o que já foi pago mensalmente é descontado do lucro real após esse ser calculado.  É necessário um grande nível de organização para que não ocorram erros na hora de recolher os tributos.

Para escolher o melhor regime tributário é necessário contar com a parceria de uma contabilidade para te ajudar a elaborar um bom planejamento tributário, levar em consideração aspectos e previsões do seu negócio, como o faturamento, gastos indiretos, margem de lucro, categoria na qual se enquadra e entre outros.  

Contar com uma contabilidade especializada em entender cada detalhe da sua empresa, colabora diretamente para se pagar menos impostos de forma legalizada, já que um bom profissional tem o conhecimento necessário para encontrar situações favoráveis e garantir mais economia evitando desafios desnecessários que desgastam a empresa.  

Aqui na Contabilidade cruz, você encontra especialistas que lhe darão as orientações necessárias para que sua empresa alcance o sucesso!
🚀✨💻 

Compartilhe este post:

Construção Civil: economia na pós-pandemia

Não há dúvidas sobre o fato de que a pandemia deixará sua marca nos mais diversos setores. Na construção civil, há alguns exemplos interessantes que podem se tornar tendência para o futuro. Confira a matéria que preparamos sobre esse assunto!

Leia mais

Como Abrir uma Empresa de Construção Civil?

Para quem busca saber como abrir uma empresa de construção civil, uma boa notícia é que não se trata de um processo complicado. Confira o conteúdo completo.

Leia mais

Desenquadramento de MEI: Quais seus benefícios?

Desenquadramento de MEI: benefícios, como funciona e como fazer. O desenquadramento do MEI acontece quando uma pessoa ou empresa deixa de atender pelo menos um dos requisitos para ser MEI. Confira alguns exemplos na matéria em nosso blog

Leia mais