14/02/2024

Certificação Digital

Contabilidade Cruz
Certificação digital é um processo que utiliza criptografia para garantir a autenticidade, integridade e confidencialidade de informações transmitidas eletronicamente. Essa tecnologia é usada para verificar a identidade de pessoas ou entidades online e para assinar documentos digitalmente, garantindo que eles não sejam adulterados.

A certificação digital envolve três componentes principais:

Chave pública: Cada usuário possui um par de chaves criptográficas - uma pública e outra privada. A chave pública é disponibilizada para todos e é usada para criptografar mensagens ou verificar a assinatura digital de um documento.

Chave privada: Esta é a chave que apenas o usuário possui e utiliza para descriptografar mensagens criptografadas com sua chave pública. A chave privada também é usada para assinar digitalmente documentos, comprovando a autenticidade do remetente.

Autoridade de Certificação (AC): Uma AC é uma entidade confiável responsável por emitir, revogar e gerenciar certificados digitais. Um certificado digital contém informações sobre a identidade do usuário, sua chave pública e outras informações relevantes, e é assinado digitalmente pela AC para garantir sua autenticidade.

Ao usar um certificado digital, as partes envolvidas podem ter confiança de que a identidade do remetente é autêntica, que o conteúdo da mensagem não foi alterado durante a transmissão e que não houve repúdio, ou seja, o remetente não pode negar que enviou a mensagem.

As aplicações da certificação digital são diversas e incluem assinatura digital de contratos, transações bancárias online, declaração de impostos eletrônicos, entre outras. Essa tecnologia é fundamental para garantir a segurança e a integridade das comunicações e transações realizadas na internet.

Você está precisando de uma assessoria personalizada? Entre em contato com nosso time de especialistas.
Compartilhe este post:

Calendário - Obrigações Da Empresa Novembro - 2023

Calendário - Obrigações Da Empresa - Novembro – 2023

Leia mais

Plano de Negócio: O que você planeja para 2021?

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas.

Leia mais

Calendário (OBRIGAÇÕES DA EMPRESA) AGOSTO – 2023

Calendário (OBRIGAÇÕES DA EMPRESA) AGOSTO – 2023

Leia mais