07/11/2022

Como funciona a contratação terceirizada?

contabilidade empreendedor Empreender empreendimento Empresário equipe Gestão Empresarial liderança Negócio Santa Catarina Tijucas

Contabilidade Cruz
A terceirização é o processo pelo qual uma empresa contrata um ou mais funcionários de outra empresa para realizar determinados serviços. Essa forma de contrato é amplamente utilizada por empresas que buscam reduzir custos trabalhistas ou necessitam de serviços que vão além do seu setor econômico.

Existem muitas opiniões sobre contratar funcionários terceirizados. Alguns argumentam que a terceirização de determinadas atividades proporciona às empresas maior flexibilidade e agilidade em alguns casos, enquanto outros argumentam que a terceirização diminui os direitos trabalhistas dos profissionais que atuam nesse sistema de trabalho.

Para facilitar o entendimento deste assunto acompanhe esse artigo que contém tudo o que você precisa saber sobre terceirização.

O que é a terceirização?

A empresa tomadora de serviço, ou seja, a que contrata o funcionário terceirizado, se beneficia da mão de obra e não precisa ter vínculo empregatício com o trabalhador, pois a empresa prestadora dessa mão de obra assume tais questões. Enquanto isso, os profissionais contratados no regime de terceirização só têm compromisso com a empresa contratante pelo tempo de duração do trabalho a ser executado.

Vantagens de contratar um funcionário terceirizado

As opiniões sobre terceirização são amplamente divididas. Os principais pontos positivos a respeito da terceirização de funcionários são:
  • Menos burocracia e mais trabalho: muitos defensores da terceirização argumentam que o processo permite que as empresas contratem mais trabalhadores mais rapidamente, o que ajudará a reduzir o desemprego no país.
  • Foco e Produtividade: Ao contratar profissionais para realizar serviços não relacionados às atividades principais da empresa, como limpeza e monitoramento, todos os esforços da empresa são direcionados para a melhoria de seus próprios produtos e serviços.
  • Custos reduzidos: Sem ter que se preocupar com os custos associados à contratação e demissão desses profissionais, as empresas contratantes podem substituir os funcionários que não estão desempenhando suas funções conforme o esperado de forma mais prática e barata.
De toda forma, é importante que as empresas que desejam contratar funcionários terceirizados se mantenham atentas às regras que organizam este regime de admissão, pois isso ajuda a evitar problemas legais com o trabalhador e com a empresa prestadora de serviços.

Precisa de mais informações sobre esse assunto? 
Entre em contato com a nossa equipe.
Nosso time de especialistas está preparado para auxiliar você na melhor tomada de decisão!! 

Fonte: jornalcontábil
Compartilhe este post:

Como pagar menos impostos sendo PJ?

Debruçar o olhar para os impostos é uma forma estratégica de avaliar o desempenho da empresa. Uma das principais dicas para diminuir o pagamento de impostos envolve o planejamento. Confira a matéria completa em nosso site.

Leia mais

Incentivos fiscais: apoio para as empresas

Os incentivos fiscais podem aliviar o custo e a tensão causados pelos impostos em gestores e empreendedores, vamos falar sobre o que são incentivos fiscais e como eles podem ajudar sua empresa crescer ainda mais. Acompanhe a matéria em nosso blog.

Leia mais

Por que a Contabilidade cruz é indispensável

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para organizações, empresas e até mesmo para pessoas físicas, por várias razões. Aqui estão algumas das razões mais importantes pelas quais a contabilidade é considerada essencial:

Leia mais