Certamente você
já ouviu falar sobre educação financeira, afinal de contas, nos últimos tempos
esse tem sido o assunto do momento.
A
educação financeira auxilia um indivíduo a tomar melhores decisões nas finanças, tanto na vida pessoal, como
empresarial.
Quer aprender mais sobre educação financeira e eliminar ciclos que estão atrasando o seu desenvolvimento? Confira as dicas abaixo para criar um planejamento financeiro e mudar a forma como você usa seus recursos e toma determinadas decisões!
Anote em uma planilha todos os seus gastos: O primeiro passo para entender melhor suas finanças é anotar todos os gastos, para isso, faça uma planilha personalizada e não deixe nada de fora. Isso mesmo, até mesmo aquele café que você costuma tomar todos os dias fora de casa.
Depois disso, anote os valores que você ganha, seja de salário fixo ou de serviços informais. Não esqueça de levar em conta o valor líquido desses recebimentos, dessa forma, o cálculo ficará real.
Nunca
gaste um dinheiro antes de recebê-lo: Gastar todo o salário antes de receber é uma prática muito
comum entre a maioria das pessoas.
Podemos citar a exemplo disso, os cartões de crédito e empréstimos, onde você utiliza todo o dinheiro e promete pagar em parcelas a médio e longo prazo, sem mesmo saber se vai ter dinheiro para isso.
Gaste menos do que você ganha: Educação financeira significa saber usar seus recursos, isso quer dizer que é necessário ajustar o seu estilo de vida apenas com uma porcentagem da sua renda mensal.
Negocie
suas dívidas: Fica
difícil conseguir organizar as finanças com dívidas, pois os juros consomem uma
boa fatia mensal.
Portanto, é importante negociar com os credores uma forma mais sensata de pagamento sem incorrer muitos juros.
Cuide
das compras por impulso:
Quantas coisas você já comprou e nem precisava delas?
Entretanto, se você está no universo da educação financeira, vai entender que a compra deve ser feita somente depois de refletir, pesquisar preços e analisar a real necessidade.
Defina metas: Todo mundo tem sonhos e objetivos na vida, mas sem planejamento, eles não se tornam uma realidade. Através da educação financeira é possível fazer planos a curto, médio e longo prazo.
Estipular o quanto pode gastar em cada situação é muito importante para não deixar as coisas saírem da programação e manter suas metas em dia.
Tenha uma reserva de emergência: Você tem reserva de emergência para lidar com situações adversas? Acontecimentos inesperados podem acontecer em qualquer momento da vida, seja o desemprego, crise econômica ou problemas de saúde.
O principal benefício da educação financeira é controlar
os ganhos e gastos mensais, evitar dívidas, guardar dinheiro, conquistar sonhos
e viver boas experiências.