Sobreviver no mercado não é fácil e pequenos e novos negócios lideram as estatísticas de empresas que fecham antes mesmo de completarem cinco anos de existência. Em alguns casos, os erros cometidos são básicos e motivados pela falta de experiência, como dar atenção insuficiente a um aspecto fundamental do negócio: a contabilidade.

A contabilidade é parte estratégica do que faz uma empresa se manter no mercado e crescer. Um bom trabalho unificado entre a administração e a contabilidade ajuda na tomada das melhores decisões. Quando não é bem feito, pode levar um negócio à ruína. 

Listamos quatro dicas básicas, porém essenciais, para o bom funcionamento de uma empresa:

  • Contrate um profissional: Um bom contador dará o direcionamento necessário que a empresa e o cliente necessitam. As obrigações fiscais brasileiras são de difícil compreensão e exigem uma pessoa especializada para fazer cumprir o aspecto legal do negócio.
  • Guarde os documentos: Todo e qualquer documento da empresa é importante. Os principais que devem ser armazenados são notas fiscais de vendas e de compras, guias de tributos fiscais e trabalhistas, declarações enviadas às autoridades fiscais e trabalhistas, contratos de trabalho e recibos.
  •  Faça análise mensal: Para uma correta organização da empresa, é preciso fazer o fechamento contábil mensal. É importante prestar contas e entregar relatórios aos gestores. O fechamento mensal auxilia a identificar problemas, adaptações necessárias, entender como cada área se comportou naquele período.
  • Use as melhores ferramentas: A tecnologia chegou para trazer benefícios em todos os setores e na contabilidade não é diferente. Com ela, processos se tornam mais fáceis e seguros.

Além disso, o contador é o prestador de serviço que calcula e entrega para você, mas no final, você é o responsável legal. Vale a pena pesquisar mais sobre essas soluções e de que forma você pode aplicá-las em sua rotina de trabalho.

Fonte: revicont

Se você precisa de mais informações sobre o assunto, entre em contato com o nosso time de especialistas. 

Compartilhe este post:

Benefícios do controle de ponto por aplicativo

O controle de ponto por aplicativo é uma ferramenta eficiente de agregar tudo isso às rotinas do departamento pessoal e investir nesse tipo de solução pode ajudar muitos gestores a melhorar o desempenho interno como um todo.

Leia mais

Calendário de Obrigações da Empresa Setembro 2021

Confira em nosso blog o Calendário de Obrigações da Empresa - Setembro /2021! 🗓️✔️ Mantenha-se informado! ✨🚀

Leia mais

Sociedade de Propósito Específico – SPE

A SPE (Sociedade de Propósito Específico) é um modelo empresarial bastante eficiente para melhorar a competitividade, reduzir os custos e ampliar a capacidade de crescimento de uma empresa.

Leia mais