Sobreviver no mercado não é fácil e pequenos e novos negócios lideram as estatísticas de empresas que fecham antes mesmo de completarem cinco anos de existência. Em alguns casos, os erros cometidos são básicos e motivados pela falta de experiência, como dar atenção insuficiente a um aspecto fundamental do negócio: a contabilidade.
A contabilidade é parte estratégica do que faz uma
empresa se manter no mercado e crescer. Um bom trabalho unificado entre a
administração e a contabilidade ajuda na tomada das melhores decisões. Quando
não é bem feito, pode levar um negócio à ruína.
Listamos quatro dicas básicas, porém essenciais, para o
bom funcionamento de uma empresa:
- Contrate um profissional: Um bom contador dará o direcionamento necessário que a empresa e o cliente necessitam. As obrigações fiscais brasileiras são de difícil compreensão e exigem uma pessoa especializada para fazer cumprir o aspecto legal do negócio.
- Guarde os documentos: Todo e qualquer documento da empresa é importante. Os principais que devem ser armazenados são notas fiscais de vendas e de compras, guias de tributos fiscais e trabalhistas, declarações enviadas às autoridades fiscais e trabalhistas, contratos de trabalho e recibos.
- Faça análise mensal: Para uma correta organização da empresa, é preciso fazer o fechamento contábil mensal. É importante prestar contas e entregar relatórios aos gestores. O fechamento mensal auxilia a identificar problemas, adaptações necessárias, entender como cada área se comportou naquele período.
- Use as melhores ferramentas: A tecnologia chegou para trazer benefícios em todos os setores e na contabilidade não é diferente. Com ela, processos se tornam mais fáceis e seguros.
Além disso, o contador é o prestador de serviço que
calcula e entrega para você, mas no final, você é o responsável legal. Vale a
pena pesquisar mais sobre essas soluções e de que forma você pode aplicá-las em
sua rotina de trabalho.
Fonte: revicont
Se você precisa de mais informações sobre o assunto, entre
em contato com o nosso time de especialistas.