13/03/2023

O que é o registro contábil de uma empresa?

Abertura de empresas contabilidade economia empreendedor empreendimento Empresário Gestão Empresarial Micro Empreendedor Individual

Contabilidade ruz

Gerir uma empresa da maneira correta requer que o empresário tome diversos cuidados relacionados ao controle contábil da empresa. Para que a gestão ocorra apresentando resultados positivos, o registro contábil se apresenta como uma ferramenta aliada dos contadores e empresários na busca pela otimização do desempenho da empresa.

Qual é a função do registro contábil de uma empresa?

O registro contábil assinala todos os eventos ligados à economia e ao financeiro da empresa. Por meio dele, contadores e empresários conseguem saber sobre a saúde financeira da empresa, analisando receitas, gastos e permitindo saber quanto ela gera de lucro ou de despesas. Ainda é possível saber por meio do registro contábil o total dos bens que foram acumulados e sobre o patrimônio líquido acumulado.

O registro contábil de uma empresa é obrigatório para todos os tipos de empresa, independentemente de seu formato jurídico ou aporte financeiro. O registro contábil é sempre feito por um contador, ele precisa de informações que só podem ser fornecidas pelo empresário responsável pela gestão da empresa.

 

Registro contábil: parceria entre contador e empresário.

O contador será o responsável pela visão técnica do procedimento. Já o empresário deve fornecer todas as informações econômicas solicitadas pelo contador, tudo deve ser relevado com clareza e honestidade, visando o melhor resultado para a empresa.

Comumente, as informações são sobre pagamentos de impostos e sobre a folha de pagamento, contudo, estas podem ser informações que o seu contador já saiba por controlar esses serviços para a empresa.

Entre as informações que serão certas do contador depender da ajuda do empresário estão os extratos bancários da empresa, comprovantes de pagamento de despesas, contratos de aluguel etc, todos os dados que não passam pelo contador devem ser fornecidos pelo empresário.

Compartilhe este post:

Calendário de Obrigações da Empresa Março 2022

Calendário (OBRIGAÇÕES DA EMPRESA) MARÇO – 2022

Leia mais

Receita Federal: cruzamento de dados via Pix

O Pix é o mais novo meio de pagamentos instantâneo e de baixo custo que foi implantado pelo Banco Central em novembro de 2020. Será que a Receita Federal utiliza essa tecnologia para fiscalizar o limite de faturamento das empresas do Simples Nacional?

Leia mais